ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Segurança nacional: Forças Armadas atuarão de forma integrada, diz ministro Jungmann

By Ministério da Defesa . Updated on 01/06/2021 - Published in 06/07/2017

As Forças Armadas vão atuar de forma integrada dentro do esforço do governo brasileiro em combater o crime organizado no País. A informação foi transmitida pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, hoje (5), em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Segundo Jungmann, somente com integração e inteligência será possível desarticular as quadrilhas instaladas no território nacional.

 

Foto: Divulgação/EBC - Agência Brasil
 

 

Numa outra frente, o ministro informou que propôs ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e aos integrantes da bancada parlamentar federal do estado do Rio a aprovação de um projeto de lei por objetivo mais rigor e controle das comunicações de criminosos com familiares e advogados. “É preciso acabar com a home office destas quadrilhas”, assegurou.

Plano de segurança

Raul Jungmann participou de duas reuniões no Palácio do Planalto para tratar das diretrizes visando o plano piloto de segurança a ser colocado em prática no Rio de Janeiro. Pela manhã, Jungmann esteve com os ministros Sergio Etchegoyen (Gabinete da Segurança Institucional); Torquato Jardim (Justiça e Cidadania) e Eliseu Padilha (Casa Civil), além do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o vice-governador Francisco Dornelles; e o prefeito do Rio, Marcelo Crivela.

À tarde, o encontro foi ampliado e teve a liderança do presidente Michel Temer. Após os encontros, os ministros Jungmann, Etchegoyen e Torquato Jardim concederam entrevista à imprensa. Segundo o chefe do GSI, nas conversas mantidas nos últimos meses vem sendo preparado o plano focado em três objetivos: o combate aos homicídios, feminicídios; a modernização do sistema carcerário e o combate ao crime organizado transnacional.

“Hoje aqui tratamos do combate ao crime organizado”, antecipou-se o ministro Etchegoyen.

Os ministros contaram que o governo vem atuando em diversas frentes e que não haverá solução de pirotecnia para o combate as quadrilhas de criminosos. Segundo afirmou, o trabalho se dará no âmbito da segurança pública e desenvolvimento social. O importante é que a União colocará à disposição do governo fluminense o que for necessário para atacar o problema de segurança.

Jungmann explicou que para isso é possível a realização de ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), por exemplo, para desarticular determinada facção ou articulação de criminosos em determinadas áreas da capital fluminense. Além disso, as Forças Armadas irão dar segmento a Operação Ágata sempre pautada pelo fator surpresa.

"Hoje aqui tratamos do combate ao crime organizado", ministro Etchegoyen

Numa outra frente, segundo o ministro, a Força Aérea Brasileira (FAB) esta realizando a Operação Ostium, com o objetivo de reforçar a vigilância do espaço aéreo na região fronteiriça do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. O objetivo é coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.

Segundo contou, as aeronaves que entrarem no espaço aéreo brasileiro fora da rota estabelecida poderão ser obrigadas a pouso ou se houver a desobediência, chegar ao abate.

Devem participar da Operação aeronaves de caça A-29 Super Tucano, helicópteros H-60 Black Hawk e AH-2, aviões-radar E-99, aeronaves de reconhecimento R-35A e RA-1 e Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) RQ-450.

As operações devem prosseguir até o fim do ano e envolvem a instalação temporária de radares móveis em cidades próximas às fronteiras, como Chapecó (SC) e Corumbá (MS); reforço das atividades aéreas nas bases da Força Aérea Brasileira; e deslocamento de aeronaves militares para cidades como Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Dourados (MS). Em todas essas cidades, haverá tropas para promover a segurança de equipamentos e aeronaves.

Países vizinhos

Os ministros também contaram que o governo brasileiro se articula com os países vizinhos no sentido de terem a participação no combate aos grupos criminosos. Conforme relatos, autoridades do Brasil e da Colômbia se reuniram duas vezes – uma em Manaus e outra em Bogotá – para tratarem de questões relacionadas à segurança.

O mesmo deve ocorrer com os governos do Peru e da Bolívia dentro das próximas semanas. Jungmann e Etchegoyen relataram que no ano passado, em Brasília, se deu a reunião com autoridades dos países do Cone Sul, bem como a mobilização nacional dos presidentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na elaboração de um plano nacional de segurança pública.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2026

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.