ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

FAB aposta em novo modelo brasileiro para exploração espacial

Assunto foi abordado em encontro entre Comandante da Aeronáutica e ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações
By FAB. Updated on 01/06/2021 - Published in 10/26/2016

A necessidade de um novo conceito brasileiro para exploração da área espacial foi um dos assuntos na pauta do encontro do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab. A reunião, realizada nesta terça feira (25/10), em Brasília (DF), contou com a participação do Alto Comando da Aeronáutica, do secretário-executivo e do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da pasta, além de assessores do MCTIC.

"Começamos [o Programa Espacial Brasileiro] junto com Índia e China e estamos bem atrasados nesse assunto", afirmou o Comandante que, em recente visita à Índia, pôde constatar a diferença no nível de desenvolvimento entre os dois países nesta área. Entre os principais gargalos está a falta de investimento. De acordo com o oficial-general, a nação indiana investe cerca de nove bilhões de dólares por ano apenas em desenvolvimento tecnológico. “Em valores absolutos, a Argentina investe dez vezes mais que o Brasil na área espacial”, complementou.

A proposta do Comando da Aeronáutica para o novo modelo brasileiro de exploração espacial é investir em satélites ópticos e de observação da Terra de órbita baixa com lançador apropriado e buscar acordos com países que detêm tecnologia neste segmento.

“De acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, a área espacial está sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira”, explicou.

O Tenente-Brigadeiro Rossato ressaltou ainda a necessidade de fomentar o assunto junto às demais instituições da área espacial. Uma das grandes vantagens desse estreitamento seria o uso compartilhado de imagens geradas por satélites por diversos órgãos ministeriais para o controle das fronteiras. Um exemplo prático desse tipo de sinergia ocorreu durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, quando o satélite israelense EROS-B (Earth Remote Observation System-B) abasteceu órgãos de inteligência envolvidos nos eventos.

Desenvolvimento tecnológico – O Comandante Rossato também enfatizou a estreita relação entre o Comando da Aeronáutica e o MCTIC sob o aspecto de desenvolvimento de tecnologias. Como exemplo, o oficial-general expôs a transferência de tecnologia, o intercâmbio de profissionais, o potencial de exportação e a geração de empregos de alta tecnologia como alguns dos benefícios para o País a partir dos projetos Gripen NG – o novo avião de caça da FAB – e o cargueiro reabastecedor KC-390.

“São coisas fundamentais para o futuro do Brasil”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Rossato sobre o transbordamento das tecnologias para outros setores econômicos além da defesa. No próximo mês, por exemplo, será inaugurado em Gavião Peixoto (SP) o centro de desenvolvimento do Gripen NG.

Para o ministro Kassab, o MCTIC e o Comando da Aeronáutica “têm muita convergência”. “Até por que a Aeronáutica tem o seu desenvolvimento essencialmente baseado na tecnologia. Nossa disposição, portanto, é dar todo apoio aonde seja necessário para que ela possa atingir seus objetivos, em especial em um momento em que a conjuntura econômica do Brasil é tão difícil e as questões precisam ser muito bem pontuadas, muito bem priorizadas”, avaliou o ministro.

Segundo Kassab, os dois órgãos demonstraram disposição para trabalhar em uma agenda conjunta de prioridades e que, como isso, é mais fácil acertar. “Vamos definir em conjunto as prioridades que ainda não foram definidas”, concluiu.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2026

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.