ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Comitê de Implantação do Comando de Operações Aeroespaciais é ativado em Brasília

Durante a solenidade, Tenente-Brigadeiro Machado assumiu a presidência do Comitê e o comando do COMDABRA
By FAB. Updated on 01/06/2021 - Published in 01/16/2017

A Força Aérea Brasileira (FAB) ativou nesta sexta-feira (13/01) o Comitê de Implantação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF). A nova unidade faz parte do projeto de reestruturação da FABe abarcará, entre outras, as atividades de defesa aérea e antiaérea desenvolvidas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

“Esse rito é a consolidação de estudos completos de um longo período de análises e críticas, de esforços que buscam tão somente a evolução de nossa Força Aérea para um futuro mais moderno e operacional. Hoje, foi ativada uma das mais relevantes estruturas de nossa organização”, destacou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

 

Tenente-Brigadeiro Rossato destacou a importância do COMAE

O COMAE será o Comando Operacional Conjunto, permanentemente ativado, responsável pelo planejamento, coordenação, execução e controle das operações aeroespaciais, tanto recorrentes quanto eventuais. Esse novo comando conjugará ainda as ações de Emprego da FAB anteriormente conduzidas pelo Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e pelas quatro unidades conhecidas como Força Aérea (FAE). Isso inclui o transporte aerologístico, a busca e salvamento e a patrulha marítima, além das operações conjuntas determinadas pelo Ministro da Defesa. “Sob seu gerenciamento estarão incluídos o emprego de aeronaves remotamente pilotadas, satélites de comunicações e as futuras constelações de satélites de órbita baixa, assim como toda estrutura de inteligência afeta a essas áreas do conhecimento”, explicou o Comandante da Aeronáutica.

 

 

Major-Brigadeiro Jordão assumirá a Chefia do Estado-Maior do COMPREP

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira assumiu a presidência do Comitê de Implantação do COMAE e também o comando do COMDABRA, cargo ocupado até então pelo Major-Brigadeiro do Ar Mário Luís da Silva Jordão. Em suas palavras, o Major-Brigadeiro Jordão destacou um pouco da história do COMDABRA e algumas das atividades desenvolvidas, como a defesa aérea na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “Conhecido e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, o COMDABRA tem o orgulho de ser o primeiro comando conjunto permanentemente ativado. A operacionalidade apresentada deu a tranquilidade para que o Comando da Aeronáutica, durante a fase dos grandes eventos, atribuísse ao COMDABRA a responsabilidade de conduzir todas as missões de emprego da Força Aérea Brasileira”, enfatizou o oficial-general, que assumirá a Chefia do Estado-Maior do Comando de Preparo (COMPREP).

 

 

Tenente-Brigadeiro Machado assumiu o COMDABRA e o Comitê de Implantação do COMAE

O novo comandante do COMDABRA e presidente do Comitê de Implantação do COMAE tem mais de 40 anos de carreira e já assumiu diversos cargos, entre eles o de Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o de Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2026

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.