ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

ABIMDE apresenta propostas para o setor durante Seminário “Defesa Política de Estado. Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica”

By ABIMDE . Updated on 01/06/2021 - Published in 11/25/2016

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, e a Frente Parlamentar Mista de Defesa Nacional promoveram ontem, dia 23 de novembro, o Seminário “Defesa: Política de Estado. Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica”. O evento, voltado para debater o setor de defesa e os impactos no País contou com a presença de empresários do setor, autoridades civis e militares e representantes da ABIMDE. Na abertura do evento, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, explicou a importância de tratar o tema, afirmando que o país tem por destino a projeção global e, por suas dimensões continentais, precisa manter as Forças Armadas atualizadas e preparadas, mesmo que de forma dissuasória.

O conselheiro da ABIMDE, Sami Hassuani, apresentou o painel “Indústria Nacional de Defesa, desenvolvimento dos projetos estratégicos e inovações tecnológicas”, ressaltando a importância da manutenção dos investimentos no setor de Defesa, impactando diretamente na balança comercial e na economia brasileira, além de gerar autonomia tecnológica, capacidade de mobilização e contribuir decisivamente para a soberania nacional.

Hassuani destacou que os recursos orçamentários são insuficientes para a manutenção dos projetos estratégicos de defesa, faltando previsibilidade e regularidade orçamentária, faltando, ainda, eficiência na gestão dos recursos, que estão pulverizados em vários Ministérios e Secretarias.

A ABIMDE apresentou no seminário propostas para reverter esse quadro, entre elas:

- Criação de um fundo nacional de defesa para financiar os investimentos no setor e alavancar a economia nacional;

- Dar previsibilidade e regularidade orçamentária mesmo frente ao regime fiscal austero;

- Dar eficiência à gestão por meio do Programa de Parcerias de Investimentos com a criação de PPP (Parcerias Público-Privadas);

- Criação de um grupo de gestão interministerial que possa coordenar os esforços de desenvolvimento, aquisição, exportação, financiamento, tributação, entre outros, em uma única direção.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2026

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.