ABIMDE
No dia 28 de agosto, foi realizado o 1º Seminário de Encomendas Tecnológicas para a Defesa, uma iniciativa da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), que contou com a participação da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). A ideia do encontro foi estimular as inovações tecnológicas para, junto às empresas especializadas, desenvolver projetos de pesquisa que possam ser de interesse da Defesa.
O evento, realizado de forma híbrida, aconteceu no Auditório do prédio anexo do Ministério da Defesa, em Brasília, e contou com a presença do Presidente-Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli. O Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), ligado a SEPROD, foi responsável pela organização do encontro, que reuniu militares e empresas, além de 180 participantes que acompanharam a programação por videoconferência.
O seminário teve o objetivo de abordar conhecimentos a respeito da ferramenta prevista na Lei nº 13.243/2016, denominada “Encomenda Tecnológica” - Etec. O documento contém estímulo à pesquisa e à capacitação científica e tecnológica, com vista ao desenvolvimento do sistema produtivo no país, incentivando a autonomia da indústria nacional de defesa.
Os palestrantes foram André Tortato Rauen, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Henrique Nascimento, da Controladoria-Geral da União (CGU), Bruno Portela, da Advocacia Geral da União (AGU) e Luis Henrique Raja Gabaglia, do Tribunal de Contas da União (TCU). Eles apresentaram suas experiências individuais e as diretrizes ligadas aos seus respectivos órgãos para orientar as Forças Armadas sobre a legalidade e potencialidade dos processos de Encomendas Tecnológicas.
"Nós tivemos a oportunidade de ouvir palestrantes com vasta expertise nos processos de contratação, regulação e controle. Suas contribuições serão valiosas para que possamos compreender melhor os desafios e as oportunidades que se apresentam. A troca de experiências e conhecimento promovidos será essencial para o fortalecimento de nossas capacidades tecnológicas e industriais", disse o Secretário de Produtos de Defesa, Tenente-Brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues.
Segundo o General Aderico Mattioli, o seminário foi uma oportunidade para reduzir a insegurança jurídica dessa modalidade de contratação e para fortalecer o diálogo entre os setores público e privado, promovendo a colaboração necessária para a evolução do setor de defesa brasileiro. O General destacou ainda a importância deste instrumento para fortalecer as capacidades dissuasórias do Brasil. “A Encomenda Tecnológica é uma ferramenta estratégica para a modernização das capacidades produtivas e inovadoras da Base Industrial de Defesa e Segurança”, afirmou.
Acesse as apresentações do 1º Seminário de Encomendas Tecnológicas para a Defesa:
AEB na utilização da ferramenta de estímulo à inovação de empresas e em prol da ICT
Henrique Fernandes Nascimento
Controladoria-Geral da União (CGU)
Obstáculos para a execução do processo de ETEC para a União
Luís Henrique Raja Gabaglia Mitchell
Coordenação da ETEC do TCU
Laboratório de Inovação da AGU
Bruno Monteiro Portela
Coordenador do Laboratório de Inovação da AGU
Com informações da SEPROD.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900