ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

Embaixador da França pede atenção com projetos de Defesa na CREDN

Por Câmara dos Deputados - CREDN. Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 03/05/2017

O Embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, pediu a atenção da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aos projetos de Defesa que são parte da cooperação estratégica bilateral. Nesta terça-feira, dia 25, Bili reuniu-se com a presidente do Colegiado, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) para tratar do assunto.

 

Atualmente, Brasil e França desenvolvem, entre outros, os projetos de produção de helicópteros de transporte do tipo EC-725 no âmbito do Programa HX-BR; o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), coordenado pela Marinha; e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).  

 

De acordo com o diplomata, vários desses projetos estão enfrentando cortes orçamentários que podem comprometê-los. Um dos casos mais sensíveis diz respeito à Helibrás, que investiu R$ 430 milhões na linha de produção de 50 helicópteros para as Forças Armadas, e outros R$ 80 milhões nas instalações do Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) no Rio de Janeiro.

 

“É claro que a parceria com a França, que envolve transferência de tecnologia, é essencial para as nossas Forças Armadas e para o Brasil e vamos discutir essas questões com o ministério da Defesa e com os comandos da Aeronáutica e da Marinha. Não podemos esquecer que praticamente todos os principais grupos franceses dos setores de Defesa e alta tecnologia encontram-se implantados no Brasil ou em vias de ampliar investimentos locais em associação com parceiros nacionais”, afirmou.

 

Essa presença se dá por meio da DCNS (defesa naval), THALES (eletrônica de defesa e espaço), SAFRAN (motores e equipamentos de defesa aeroespaciais), DASSAULT (aviões de caça), MBDA (mísseis), NEXTER (artilharia e comunicações) e o conglomerado de empresas EADS: ASTRIUM (espaço), CASSIDIAN (sistemas eletrônicos e veículos aéreos não tripulados), EUROCOPTER (helicópteros) e AIRBUS MILITARY (aviões de transporte militar).

 

Laurent Bili afirmou que a greve na Guiana Francesa, que impediu o lançamento do Satélite Geoestacionário, foi resolvida e que o lançamento deve ser confirmado para o início de maio, na Base de Lançamentos de Kourou. 

Veja também
ABIMDE aborda pautas da indústria de Defesa com a Embraer Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 03/05/2017
ABIMDE participa da inauguração do Museu Aeroespacial Paulista Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 03/05/2017
ABIMDE acompanha debates do Consesp na Paraíba Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 03/05/2017
ABIMDE acompanha debate sobre risco geopolítico na América do Sul promovido pela FGV e ABIN Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 03/05/2017
Ver mais
Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900

Todos direitos reservados a ABIMDE2026

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.