ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou no dia 22 de maio, o quarto workshop do ano com o tema “Vantagem Competitiva e Redução de Riscos – Como Usar o Compliance e a Governança”. O evento foi realizado na sede da ABIMDE, em São Paulo, e foi transmitido on-line para participantes previamente inscritos.
O workshop contou com a presença de representantes de várias empresas do setor, que conheceram sobre a importância de pequenas e médias empresas adotarem práticas estruturadas para promover o crescimento sustentável e acessar mercados internacionais.
A palestra foi conduzida pelo Dr. Luis Carlos Szymonowicz, sócio fundador da Szymonowicz Advogados, graduado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, com pós-graduação em Banking e Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas – FGV SP. O advogado é presidente da Comissão de Relações Internacionais da Ordem do Advogados do Brasil - OAB / SP, e presidente do Comitê de Compliance, Governança e Risco da Câmara Árabe Brasileira.
Durante a apresentação, o Dr. Szymonowicz destacou que medidas de governança e compliance não são exclusividade de grandes corporações, mas sim essenciais para empresas de todos os portes. “Todos nós corremos risco a cada segundo de nossas vidas. Então, o mais inteligente para todas as empresas é admitir que existem riscos por mais conservadora que possa ser a minha postura, entender e tratar este risco de frente”, ponderou.
A Avaliação de Riscos é a identificação e análise, por parte da entidade, dos riscos relevantes (tanto internos quanto externos) ao alcance dos objetivos, formando uma base para determinar a maneira como os riscos devem ser administrados.
Segundo ele, a implementação de políticas de governança e a gestão eficiente de riscos podem resultar em ganhos significativos de produtividade e credibilidade, além de serem fundamentais para a obtenção de certificações que facilitam o acesso a mercados externos, como o europeu.
“Tratar os riscos de frente é buscar a perenidade do negócio, a lucratividade e, às vezes, até mesmo a sobrevivência da empresa”, disse.
O especialista alertou para a necessidade de as empresas terem um entendimento claro de seus contratos e balanços, e de realizarem revisões periódicas para evitar riscos desnecessários. Ele também mencionou que a governança corporativa deve ser vista como um "plano de voo", essencial para a definição de estratégias e metas claras.
O evento também abordou a importância de práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) e como elas já são uma realidade em termos de exigências de mercados internacionais, não apenas como uma tendência, mas como um diferencial competitivo.
Ao final, o presidente-executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli, parabenizou o ilustre palestrante e ressaltou a importância do workshop como eficaz instrumento para sensibilizar as empresas a realizarem seus planos de voo, valendo-se das matrizes de risco para a adoção de linhas de defesa consistentes. Ele também mencionou a possibilidade de serem realizados cursos online para auxiliar as empresas na inserção de suas governanças e gestões no ambiente "ESG" - Governança Ambiental, Social e Corporativa.
O workshop foi encerrado com um convite aos participantes para refletirem sobre as práticas de suas próprias empresas e a entrega de um certificado em agradecimento ao palestrante, entregue pelo diretor de Projetos da ABIMDE, coronel Antonio Ribeiro. A Associação reiterou seu compromisso em apoiar o desenvolvimento das empresas associadas e a promoção de práticas de governança e gestão de riscos no setor de defesa e segurança.
Member Service
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900