ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Vitória! Mobilização da ABIMDE e entidades conseguem manter redução de ICMS para indústrias de defesa

By ABIMDE. Updated on 03/15/2021 - Published in 03/15/2021
See also
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 03/15/2021 - Published in 03/15/2021
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 03/15/2021 - Published in 03/15/2021
Congresso Nacional de ESG By Congresso ESG Updated on 03/15/2021 - Published in 03/15/2021
See more

A ABIMDE assegurou mais uma grande conquista graças à mobilização feita em parceria com outras associações. O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) anunciou a prorrogação de benefício fiscal, baseado na redução da base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), até 31 de dezembro de 2021.

O Convênio ICMS 75/91, que dispõe sobre a concessão nas saídas de aeronaves, peças, acessórios e outras mercadorias, foi prorrogado até 31 de dezembro.

Outro benefício prorrogado foi o referente ao Convênio ICMS 95/12, que trata de veículos militares, peças, acessórios, e outras mercadorias. Neste caso, o prazo é 31 de março do ano que vem.

A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15), é uma das principais bandeiras da ABIMDE neste primeiro trimestre. A medida beneficiará vários segmentos de produtos e serviços, incluindo itens aeronáuticos e militares.

Mobilização

No dia 19 de fevereiro, a ABIMDE participou de reunião com o presidente da COTEPE (Comissão Técnica Permanente do ICMS), Carlos Henrique de Azevedo Oliveira, para tratar da renovação dos convênios. O encontro, que ocorreu de forma virtual devido à pandemia do Coronavírus, teve a participação de outras entidades parceiras.

“Foi uma grande conquista para as empresas do setor de defesa, que sofriam muito com as renovações por curtos períodos”, comemora o diretor do Conselho Diretor da ABIMDE, Rodrigo Modugno. “As renovações por curtos períodos geram incertezas aos setores, dificultando seus planejamentos de médio e longo prazo. Isso gera efeitos colaterais, como redução dos investimentos e impacto na geração de empregos”, pondera.

Em dezembro do ano passado, a ABIMDE e as demais entidades obtiveram uma importante vitória, quando o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) prorrogou os convênios até 31 de março de 2021. “Foi uma grande vitória, mas seguimos no trabalho para obter mais uma prorrogação e hoje recebemos a boa notícia, explica Modugno.

As demais entidades que integram os esforços são a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Brasileira de Táxi Aéreo e Oficinas de Manutenção (ABTAER), Associação de Empresas Revendedoras de Aeronaves (AERA), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA), Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Sindicato Interestadual das Escolas de Ensino da Aviação Civil (SINEAC) e Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.