ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Solenidade marca posse dos Conselhos e do General Mattioli na Presidência Executiva da ABIMDE e homenagem a Marcos Degaut

Evento reuniu associadas e autoridades do Governo e das Forças Armadas em Brasília na terça-feira
By ABIMDE. Updated on 05/12/2022 - Published in 05/12/2022
See also
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 05/12/2022 - Published in 05/12/2022
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 05/12/2022 - Published in 05/12/2022
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 05/12/2022 - Published in 05/12/2022
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 05/12/2022 - Published in 05/12/2022
See more

Os Conselhos Diretor e Fiscal da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), para o triênio 2022-2024, foram solenemente empossados em uma cerimônia presidida pelo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, engenheiro Paulo Alvim, realizada na terça-feira (10), em Brasília (DF). Durante o evento, foi feita também a transmissão do cargo de Presidente Executivo, pelo Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis ao General Aderico Visconte Pardi Mattioli, e uma homenagem ao Dr. Marcos Degaut, Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa.

A cerimônia aconteceu no Clube Naval de Brasília e contou com mais de 200 convidados, entre embaixadores e adidos de defesa de países amigos, autoridades do Governo e das Forças Armadas, parlamentares e representantes de empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).

Entre os convidados, estavam presentes, além do Ministro Paulo Alvim, o Secretário Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; o Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; o ex-Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Subcomandante Logístico do Exército, General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho; o presidente da Indústria de Material Bélico, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci; o presidente da Agência de Promoção de Exportações, senhor Augusto Souto Pestana, e os deputados federais Perpétua Almeida, Luiz Philippe de Orleans e Bragança e Carlos Zarattini.

O Conselho Diretor da ABIMDE é constituído pelo presidente, o empresário Dr. Roberto Gallo, CEO da empresa Kryptus, seis vice-presidentes e cinco diretores; o Conselho Fiscal é composto por três titulares e três suplentes.

“A Indústria de Defesa e Segurança é fundamental para o País. Nas Forças, a gente fala sobre sua importância para a soberania do país, no nosso Ministério falamos sobre a soberania tecnológica. Não existe futuro sem soberania tecnológica”, disse o Ministro Paulo Alvim, ressaltando a necessidade de criação de mecanismos para apoio, fomento e ampliação de crédito para o setor.


Pujança da BIDS

“No Brasil, a Base Industrial de Defesa e Segurança emprega cerca de 2,9 milhões de pessoas direta e indiretamente e movimenta cerca de 4,8% do PIB – participação maior do que a cadeia do trigo.  Para cada 1 real que o Estado brasileiro investe em Defesa, outros 9 reais são arrecadados, principalmente em função das pujantes exportações nacionais, bem como da dualidade dos produtos de Defesa e Segurança que as empresas têm empregado na esfera civil.”

Os dados foram citados pelo Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo. Em seu segundo mandato à frente da entidade, ele destacou que os números são méritos da indústria e do trabalho realizado em parceria com o Ministério da Defesa e Forças Singulares, Itamaraty; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Congresso Nacional; APEX Brasil e de patriotas que apoiam o desenvolvimento industrial do país.

“Quando mencionamos ‘Indústria’ na realidade estamos nos referindo à atividade econômica de Defesa e Segurança que possui geração de valor e que vai da Pesquisa e Desenvolvimento, passando pela Produção e Manutenção, até o Descarte dos sistemas de Defesa e Segurança. Ou seja, se trata de setor essencialmente transversal. A mesma afirmação podemos fazer sobre os tipos de produtos que vão desde o submarino até o míssil, passando por cibernética e espaço”, disse o Presidente da ABIMDE, apontando que a sociedade precisa tomar conhecimento dessas informações e apoiar os investimentos no setor.

Dr. Gallo fez um breve histórico da trajetória da ABIMDE, que em agosto completa 37 anos, e destacou conquistas e ações implementadas em prol do setor.

Entre as realizações, ele destacou o sucesso da 6ª Mostra BID Brasil, que tem nova edição confirmada para 6 a 8 de dezembro deste ano; a criação da ABIMDE Certificadora – organismo independente de certificação de produtos controlados; o Projeto APEX-ABIMDE para fomento das exportações, e trabalho de modernização da administração da Associação desde o seu primeiro mandato iniciado em 2019.

“Todas estas conquistas não seriam possíveis sem a liderança serena do Vice-Almirante Rodrigo à frente do excepcional time executivo da ABIMDE. Agradeço ao Almirante pela lealdade e excepcional sabedoria com o qual me apoiou e ajudou inúmeras vezes nestes três anos.”

De acordo com o Dr. Gallo, tendo as atividades correntes em ótimo desempenho, o Conselho Diretor decidiu fixar atenção nos avanços legislativos necessários para o desenvolvimento do setor e do país. E para colaborar nesse objetivo assumiu o cargo de Presidente Executivo da ABIMDE, o General Mattioli, que desempenhará a função a partir de Brasília, visando maior estreitamento de relações com o Congresso e Órgãos de Governo.

 

Homenagem ao SEPROD

O Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE ressaltou a contribuição do governo e de parlamentares nos últimos anos, em especial a relação de parceria com a Secretaria de Produtos de Defesa.

“Ao Dr. Degaut, vão os nossos especiais agradecimentos pelo afinco com que se dedica à causa da economia de Defesa e Segurança, onde coloca coração, alma e corpo, muitas vezes mediante sacrifícios pessoais. E das inúmeras contribuições que tem dado à indústria desde que chegou ao cargo, destaco o trabalho de relacionamento internacional que abriu e abre muitas portas para muitas empresas, em muitos países, ao redor do mundo”, afirmou Dr. Gallo.

Em nome da ABIMDE, o Presidente entregou uma placa de agradecimento ao secretário.

Dr. Degaut ficou emocionado com a homenagem e prestou continência aos presentes, agradecendo a todos os profissionais e instituições com quem teve relacionamento durante sua permanência na SEPROD. Ele também encaminhou uma mensagem às associadas da ABIMDE:

“Uma indústria de defesa nacional robusta, complexa e diversificada representa um dos pilares básicos da soberania nacional ao prover os meios que as Forças Armadas precisam para cumprir suas missões constitucionais e institucionais, com autonomia tecnológica e estratégica.

Essa premissa fundamenta nossos esforços permanentes para criar um ambiente de negócios interno e externo, que permita ao setor privado, à nossa indústria de defesa, cumprir sua vocação, que é gerar emprego, renda e tecnologia para nossa gente, para nosso Brasil.

Nós não abandonaremos essa missão, e sustentaremos o fogo. A palavra desistir não faz parte do nosso repertório, e com essa união de esforços vamos conseguir esses objetivos.”

 

Transmissão do Cargo de Presidente Executivo

Despedindo-se do cargo de Presidente-Executivo, o Almirante Rodrigo agradeceu à equipe de colaboradores da diretoria executiva, aos parceiros, às associadas, aos Conselheiros e ao Presidente da ABIMDE pela confiança e apoio recebido ao longo dos últimos três anos.

“Ao General Mattioli desejo muita sorte, felicidades e sucesso nas atividades que vai passar a exercer. Continuem a contar comigo sempre que precisarem. Estarei exercendo a assessoria ao Diretor Geral de Material da Marinha no trato com a indústria de defesa. Onde estiver estarei à disposição de todos. Vida longa à Base Industrial de Defesa e Segurança! Vida longa e pujante a ABIMDE!”, finalizou o Almirante.

Em mensagem encaminhada às associadas, o General Mattioli disse ser uma honra assumir a Presidência Executiva da ABIMDE e que vai trabalhar para superar as expectativas das associadas e da Diretoria da entidade.

“Agradeço à direção da ABIMDE, a Voz da Base Industrial de Defesa e Segurança, e espero retribuir a confiança em mim depositada. Assumo agora uma grande missão como aliado da nossa indústria, e entre meus objetivos, quero destacar que vou me empenhar para melhorar a articulação e o diálogo entre as empresas associadas e os Poderes Legislativo, Executivo e as Forças Armadas, para que possam suplantar os entraves que dificultam o pleno desenvolvimento do setor”, disse o General.

 

 

 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.