ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Seminário RedIndústria: Setor industrial discute as prioridades para o ano legislativo

Regulamentação da reforma tributária e projetos que integram a chamada “pauta verde” são alguns dos temas de destaque elencados pelos participantes do evento, promovido pela CNI
By Agência de Notícias da Indústria. Updated on 02/08/2024 - Published in 02/08/2024
See also
#SomosABIMDE: Conheça a EMGEPRON By ABIMDE Updated on 02/08/2024 - Published in 02/08/2024
NOTA À IMPRENSA By ABIMDE Updated on 02/08/2024 - Published in 02/08/2024
Cerimônia formaliza posse de Ricardo Cappelli na presidência da ABDI By ABIMDE Updated on 02/08/2024 - Published in 02/08/2024
See more

Os projetos prioritários para o desenvolvimento do país e as pautas mais relevantes do Congresso Nacional em 2024 foram discutidos por lideranças e representantes da indústria no Seminário RedIndústria, nos dois dias 6 e 7 de fevereiro.

No encontro, foram selecionadas as proposições que farão parte da Agenda Legislativa, que será lançada em março pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) foi uma das instituições que contribuiu nesta força-tarefa que está sendo coordenada pela CNI. 

O presidente da Confederação, Ricardo Alban, abriu a 29ª edição do seminário ressaltando que o Brasil vive um momento bastante promissor, principalmente com a implementação de uma nova política industrial e as oportunidades decorrentes da economia verde.


________________________________________
“Tenho plena convicção que a Câmara e o Senado trabalharão juntos para sermos mais assertivos, encontrando caminhos para construir um país mais industrializado, socialmente justo e economicamente viável”, disse.
________________________________________


A regulamentação da reforma tributária, aprovada no final do ano passado depois de 30 anos de discussão, será um dos temas de destaque da agenda do Congresso Nacional em 2024 e um dos pontos de atenção da CNI ao longo do ano. Para o presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da CNI, Paulo Afonso Ferreira, esse é um dos maiores desafios, e a participação do setor produtivo empresarial no processo será essencial.

Ferreira destacou, ainda, que a Agenda Legislativa elaborada pela CNI é um instrumento que serve ao desenvolvimento do país. “A agenda que construímos aqui é para o Brasil, e não para a indústria. A tarefa não é simples, requer a análise de cenário e de um debate amplo e transparente. O resultado do trabalho que realizaremos aqui é essencial para o fortalecimento da indústria nacional e, portanto, o desenvolvimento do Brasil”, disse.   
 

Sala de reunião com pessoas ao redor

Descrição gerada automaticamente com confiança média


O diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, explicou que a construção da Agenda Legislativa da Indústria é o momento em que entidade reúne o setor para ouvir o que está sensível na base e destacou a grande representatividade do setor para a economia do país.

“A gente está falando de uma indústria que hoje já representa 26,3% do PIB nacional e vai além: consegue participar, através da arrecadação de tributos federais, com quase 37% dos tributos e com mais de 10,3 milhões de trabalhadores da indústria nacional”, disse.   
 
Em 2023, a CNI estabeleceu 139 proposições prioritárias em sua Agenda Legislativa. Para 2024, além da regulamentação da reforma tributária, outros temas e projetos importantes para melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos devem integrar as prioridades, como:

•    a chamada “pauta verde” (transição energética, regulamentação do mercado de carbono, hidrogênio verde e energia eólica offshore),
•    a depreciação acelerada,
•    a modernização do setor elétrico,
•    inteligência artificial,
•    a recuperação judicial das pequenas e médias empresas, e
•    a reforma administrativa.

Os senadores Efraim Filho e Eduardo Gomes e o deputado Aguinaldo Ribeiro, convidados para a abertura do seminário, falaram sobre avanços conquistados no Congresso no ano passado e expuseram suas expectativas para o ano legislativo que foi oficialmente aberto na segunda-feira (5).
 

Grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Descrição gerada automaticamente


Todos foram unânimes ao destacar a Reforma Tributária com uma das prioridades para 2024 e disseram estar otimistas em relação à celeridade e assertividade na regulamentação das leis complementares.

Além da reforma e dos temas elencados pelos dirigentes da CNI na abertura do seminário, os parlamentares destacaram a importância da manutenção da desoneração da folha de pagamento de 17 setores como uma das medidas fundamentais para assegurar a retomada do crescimento econômico.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.