ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Público da 7ª Mostra BID Brasil ultrapassa 4.000 visitantes

Presença foi 45% superior ao registrado na última edição; expositores e visitantes brasileiros e estrangeiros elogiam o evento
By ABIMDE. Updated on 12/13/2022 - Published in 12/13/2022
See also
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 12/13/2022 - Published in 12/13/2022
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 12/13/2022 - Published in 12/13/2022
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 12/13/2022 - Published in 12/13/2022
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 12/13/2022 - Published in 12/13/2022
See more

Mais de 4.300 pessoas visitaram a 7ª Mostra BID Brasil, principal evento nacional do segmento de Defesa e Segurança, realizado entre terça (6) e quinta-feira (8), em Brasília (DF). O público desta edição foi 45% maior que o registrado no ano passado.

Durante os três dias, os visitantes da Mostra tiveram a oportunidade de conhecer as mais recentes tecnologias, produtos e sistemas para uso em terra, mar e ar.

A Mostra BID Brasil é realizada pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), em parceria com ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e apoio do Ministério da Defesa. O evento contou com a participação de 90 instituições e empresas e cerca de 30 apoiadores institucionais.

Nesta sétima edição da Mostra BID Brasil, os estandes ocuparam duas alas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o que representa uma área cerca de 70% maior que o espaço ocupado pela sexta edição.

 

Entre os expositores institucionais, se destacaram as Forças Singulares, o Ministério da Defesa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, AEB (Agência Espacial Brasileira), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos ),  Parque Tecnológico São José dos Campos, Unifei (Universidade Federal de Itajubá), APL Aero (Arranjo Produtivo Local Aeroespacial) de Itajubá.

Durante a cerimônia de abertura, o Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, agradeceu a todos que participaram e apoiaram a realização da Mostra BID Brasil, destacando o apoio fundamental dos Ministérios da Defesa, da Tecnologia, Ciência e Inovações, e das Relações Exteriores. 

Em seu discurso, ele ressaltou que é preciso um trabalho conjunto para sensibilizar o Congresso sobre a necessidade de garantir maior orçamento para aquisição de materiais de Defesa, em queda nos últimos 10 anos.

“Para cada um real que o Estado investe em Defesa, outros 9 reais vão para Economia. O orçamento em Defesa é um multiplicador de riqueza, é um gerador de divisas, e é necessário para se manter a prontidão e efetividade das Forças. Por que essa mensagem não chega aos tomadores últimos de decisão do orçamento, que é o Congresso Nacional? A gente precisa junto levar essa mensagem: quando se investe em Defesa, não só se garante nossas capacidades fundamentais, mas também empregos de alta qualidade, e os meios não só para exercermos o Braço Forte, mas também a Mão Amiga, que para o nosso país é muito importante”, disse Gallo em seu discurso.

De acordo com o Ministério da Defesa, a BIDS representa 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é responsável pela geração de 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos.

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, que presidiu a solenidade de abertura da 7ª Mostra BID Brasil, na terça-feira, destacou a importância da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) para o país.

"A Indústria de Defesa no Brasil vem evoluindo a passos largos e se destacando, com expressivos resultados e com elevado potencial de crescimento. Nossos produtos de defesa alcançam qualidade internacional, sendo reconhecidos pela eficiência, custo acessível e tecnologia agregada”, disse o Ministro.

Também compuseram a mesa de abertura o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cesar Alvim; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior; o General Julio Cesar de Arruda, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, e o Secretário de Produtos de Defesa, General de Divisão R/1 Luis Antônio Duizit Brito, e Dr. Glauco José Côrte, Presidente do Comdefesa (Comitê da Indústria de Defesa) e Vice-Presidente Executivo da CNI. Após a cerimônia, todos posaram para a foto oficial de abertura ao lado dos expositores, e, em seguida, visitaram a exposição.

Fóruns Temáticos

Novidade nesta 7ª Mostra BID Brasil, a programação dos fóruns temáticos contou com a participação do MD, MCTI, MRE (Ministério das Relações Exteriores), Embaixada dos Estados Unidos, Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos), CNI (Confederação Nacional da Indústria), Adepol (Associação dos Delegados de Polícia) do Brasil e ABIMDE Certificadora e SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento), entre outros.

Lançamentos

O Ministro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira aproveitou a Mostra para assinar uma portaria que amplia, em âmbito nacional, o direito de usar o Termo de Licitação Especial (TLE), para a aquisição de Produtos de Defesa (PRODE) e Estratégicos de Defesa (PED).

As novas diretrizes estabelecem que os órgãos e as entidades da administração pública direta ou indireta, nos Três Poderes, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal também poderão utilizar essa modalidade de licitação para adquirir produtos da Base Industrial de Defesa (BID). Antes disso, apenas o Ministério da Defesa (MD) e as Forças Armadas tinham acesso à condição especial. Além de apresentar tecnologias em estado da arte e os mais recentes produtos de Defesa desenvolvidos no Brasil, a Mostra BID Brasil tem como objetivo fortalecer a rede de relacionamentos das empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança e aproximação com potenciais parceiros e clientes brasileiros e estrangeiros.

“Além do contato com atuais clientes, tivemos a oportunidade de apresentar nossos produtos a potenciais clientes de fora do Brasil, que desconheciam nossas capacidades e ficaram bastante interessados”, afirmou Duarte, ressaltando que, durante o evento, a SIATT fez o lançamento oficial do Console Lançador de Mísseis – CLM e de dois conceitos de produto.

Pela primeira vez no evento, a HexaIT também conseguiu bons resultados. “A 7ª Mostra BID Brasil abriu muitas portas no mercado de Defesa nacional, como Força Aérea, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e outras Forças Policiais também.”, disse Erick Cruz, Gerente de Contas da empresa.

Outros expositores também aproveitaram a 7ª Mostra BID Brasil para lançar produtos e firmar acordos e parcerias.

Um exemplo é o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação firmado entre a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) e a Embraer, representando um importante marco estratégico no campo da Defesa e Tecnologia nacionais.

Já a Akaer realizou o lançamento do livro que remonta três décadas de história da empresa.  “O Voo da Akaer – Há 30 anos desenvolvendo tecnologia de ponta e inovação para o mercado global de aeroespaço e de defesa, gerando competências à soberania do Brasil”, foi lançado na quarta-feira (7), durante um coquetel no estande da empresa.

Países Amigos

A 7ª Mostra BID Brasil recebeu a visita de embaixadores, adidos militares e 12 comitivas e delegações de países amigos, entre eles, de Benin, Egito, Equador, Mali, Marrocos e Suriname.

“Eu tive a oportunidade de poder visitar a maioria dos estandes de produtos que se relacionam com as nossas necessidades e pude ver que as capacidades da indústria brasileira de defesa estão em um caminho muito bom, um solo muito firme para avançar. Nosso interesse é que, no futuro, possamos ter alguma parceria entre as empresas brasileiras com as empresas do Equador. Nós estamos abertos para poder ter esse trabalho conjunto, para benefício dos dois países”, disse o Brigadeiro Gustavo Agama Pérez, responsável pela divisão de Indústria da Defesa do Ministério da Defesa do Equador.

O adido militar da Índia no Brasil, Coronel Aviador Manish Khullar, que está há dois anos no Brasil, disse que gostou da exposição e a considera importante para divulgação das tecnologias e produtos de Defesa desenvolvidos no Brasil.

“Eu visitei os dois pavilhões do evento, e realmente está muito bom. Eu já estou no Brasil há dois anos, e aqui pude conhecer um pouco mais das capacidades da Indústria de Defesa do Brasil. A Índia é um país muito grande e tem uma das maiores Forças Armadas, a quarta maior do mundo. Por isso, estamos sempre buscando achar boas oportunidades de parcerias e colaboração no Brasil em todas as áreas: Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícias e até em projetos espaciais.

Aproveitando a presença das autoridades nacionais e estrangeiras, o Ministério da Defesa promoveu uma demonstração ao vivo de projetos estratégicos de defesa do País. A apresentação foi realizada no Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), em Formosa (GO), na quarta-feira (7).

No local, eles assistiram a palestras de empresas fabricantes de produtos de defesa, como Iveco, Ares, Condor e Avibrás e conheceram os veículos do Sistema ASTROS de Lançamento Múltiplo de Foguetes e de Posto de Comando e Controle (PCC), fabricados pela Avibrás, e os blindados Guarani, de ataque e transporte de tropa, produzidos pela Iveco, entre outras atividades.

Jantar de Confraternização

Na noite de terça-feira, a ABIMDE teve a honra de receber os Ministros Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Paulo Cesar Alvim (MCTI) em um jantar de confraternização no Clube Naval de Brasília (DF). A confraternização reuniu expositores, representantes de órgãos governamentais, embaixadas, oficiais militares brasileiros e de nações amigas, entre outros convidados.

Próxima edição em 2024

O Presidente Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli, disse que a próxima edição da Mostra BID Brasil já começa a ser planejada para que, em 2024, a Base Industrial de Defesa e Segurança possa ter um evento ainda melhor.

“Realizamos duas edições do evento em anos consecutivos por conta da pandemia da Covid-19. Se este ano, com este prazo curto para execução, conseguimos atingir nossos objetivos, tenho certeza que a 8ª Mostra BID Brasil será muito melhor. Por isso, convido as empresas da BIDS e todas as instituições que atuam direta ou indiretamente nos segmentos de Defesa e Segurança para juntos com a ABIMDE, construirmos a próxima edição, alinhando interesses e gerando oportunidades de negócios e parcerias para todos”, disse o General Mattioli.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.