ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Parceria entre Forças Armadas e BIDS é destaque em plenária da ABIMDE

By ABIMDE. Updated on 07/23/2021 - Published in 07/23/2021
See also
Congresso Nacional de ESG By Congresso ESG Updated on 07/23/2021 - Published in 07/23/2021
ABIMDE marca presença no 1º Seminário Nacional Economia de Defesa By ABIMDE Updated on 07/23/2021 - Published in 07/23/2021
#SomosABIMDE: Conheça a Akaer By ABIMDE Updated on 07/23/2021 - Published in 07/23/2021
See more

A forte aproximação entre as Forças Armadas e as empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) foi o tema central da plenária mensal da ABIMDE, realizada na tarde desta quinta-feira (22). No evento, os convidados destacaram o papel da entidade para aproximar as Forças Armadas das indústrias do setor.

A plenária contou com a participação do Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha, Diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Defesa, e o Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro. O presidente executivo da ABIMDE, Almirante Rodrigo Honkis, comandou as atividades.

“A ABIMDE tem cumprido um papel crucial para potencializar as empresas brasileiras de defesa e segurança. Essas parcerias são importantes para o crescimento do setor”, afirmou o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo.

O Brigadeiro Meneses apontou a inserção cada vez maior das empresas da BIDS no mercado internacional. Ele apontou as ações do MD, como o Retid e o cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa como um passo importante neste sentido. Outro aspecto elencado foi a atuação de excelência das empresas da BIDS no combate ao Covid-19, produzindo produtos para prevenção e combate ao Coronavírus.

Ele também reforçou a importância da 6ª Mostra BID Brasil, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de dezembro. “É um evento de grande interesse das Forças Armadas e de grande importância para as empresas do setor”.

O Almirante Gurgel destacou as seguidas ações da ABIMDE em parceria com a Marinha do Brasil, em destaque a criação de um Grupo de Trabalho que começa a amplificar as ações conjuntas entre a Força e a BIDS. “A ABIMDE é uma grande facilitadora do diálogo com a Base Industrial. São muitos os projetos e ações que podem contar com a participação das empresas brasileiras”.

Outros assuntos

Durante a plenária o diretor técnico da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, informou que a entidade se tornou oficialmente um Organismo de Certificação de Produtos (OCP), acreditando-se dessa forma a certificar Produtos Controlados pelo Exército (PCE). “A Base Industrial tem acesso agora a esse novo ambiente regulatório. Nós contamos com um corpo técnico qualificado para certificar um rol de produtos”.

O diretor de Projetos e Relações Institucionais, Paulo Albuquerque, falou sobre o crescimento da 6ª Mostra BID Brasil, que ampliou o número de estandes. “Será o único evento de grande prospecção do setor este ano. Estamos com 100% da área ocupada e por isso optamos pela expansão”.

Albuquerque também falou sobre a campanha “ABIMDE contra a Fome”, que arrecadará alimentos e agasalhos para comunidades carentes. “A associação tem um entendimento que a situação social precisa de um amparo. Quero pedir a solidariedade e a união de todos para aderir a essa campanha”.

Dr. Roberto Gallo comentou a nova iniciativa da ABIMDE para networking, o “Café dos Presidentes”, que teve início nesta quinta-feira (22). Trata-se de um evento virtual com uma hora de duração e participação de até 12 presidentes ou equivalentes das associadas. “É um ambiente para troca de opiniões, networking e eventualmente de aprendizado”, explicou.

Ao fim da plenária, houve a apresentação das novas associadas à ABIMDE: Opla (Goiânia-GO), Flexprin (Magé-RJ), Greylogix (Mafra-SC), Ita Bond X (Poá-SP) e Virtopia (Campinas-SP).

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.