ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Palestra na Escola Superior de Defesa destaca a Importância da Inteligência Econômica

Evento aborda desafios contemporâneos e estratégias de proteção no contexto da guerra de quinta geração e cibersegurança
By ABIMDE. Updated on 06/06/2024 - Published in 06/02/2024
See also
ABIMDE encerra participação na Eurosatory 2024 By ABIMDE Updated on 06/06/2024 - Published in 06/02/2024
Indústria nacional em destaque na Eurosatory 2024 By ABIMDE Updated on 06/06/2024 - Published in 06/02/2024
Encontro estratégico entre ABIMDE e Marinha fomenta fortalecimento da defesa brasileira By ABIMDE Updated on 06/06/2024 - Published in 06/02/2024
Diretor global de privacidade do Twitter/X é confirmado para a 17ª edição da ISC Brasil By ISCBRASIL Updated on 06/06/2024 - Published in 06/02/2024
See more

A Escola Superior de Defesa (ESD) realizou, no dia 27 de maio, em Brasília, uma palestra sobre inteligência estratégica intitulada "Sistema de Inteligência em Áreas Específicas – Inteligência Econômica". O evento contou com a presença de diversas autoridades e alunos do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE).

Entre os participantes estavam a Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins; Oficiais-Generais das Forças Armadas; o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes; e o Presidente-Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli.

A palestra foi ministrada pelo Professor Luiz Antonio Peixoto Valle, que explicou que a inteligência econômica é um campo multidisciplinar que envolve a coleta, análise e disseminação de informações estratégicas para apoiar decisões governamentais e empresariais. Valle ressaltou a importância da inteligência econômica de Estado para identificar ameaças e oportunidades globais, permitindo ao país desenvolver estratégias de proteção e crescimento econômico.
 

Homem de terno e gravata com pessoas ao redor de uma mesa

Descrição gerada automaticamente

Um dos tópicos centrais foi a guerra de quinta geração, que utiliza meios não convencionais, como manipulação econômica, cibernética e informacional, para desestabilizar adversários. A guerra econômica, parte desse novo tipo de conflito, pode incluir sanções econômicas, manipulação de mercados financeiros e ataques cibernéticos a infraestruturas críticas.

Os desafios contemporâneos na área de inteligência econômica são complexos. Entre as principais ameaças foram destacadas a cibersegurança, espionagem econômica e manipulação de informações. A proteção de dados e sistemas críticos foi apontada como prioritária, especialmente diante do aumento dos ataques cibernéticos a setores estratégicos. 

A obtenção ilegal de segredos industriais e comerciais pode prejudicar significativamente a competitividade nacional, além da disseminação de informações falsas ou enganosas, que podem desestabilizar mercados e influenciar decisões políticas e econômicas.

O General Mattioli enfatizou a relevância dessa disciplina. "A inteligência econômica é fundamental para a defesa nacional, pois nos permite antecipar ameaças e aproveitar oportunidades no cenário global. Devemos investir continuamente na formação de nossos representantes para que estejam preparados para enfrentar esses desafios complexos."

A inteligência econômica é essencial para a defesa nacional, oferecendo uma compreensão aprofundada dos cenários econômicos globais e suas implicações para a segurança do país. A inclusão dessa disciplina nas atividades da ESD e do CSIE reflete a crescente necessidade de preparar futuros líderes militares e civis para enfrentar esses desafios com conhecimento e estratégia.

Com informações do site Observatório da Defesa.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.