ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

NOTA DE ESCLARECIMENTO

By ABIMDE. Updated on 12/13/2021 - Published in 12/13/2021

Capacidades de Defesa e Segurança são precípuas de qualquer Estado. E para que estas capacidades sejam efetivas, é necessário industrial nacional relevante e tecnologicamente independente. Esta condição pode ser observada em praticamente todo país desenvolvido e em muitos daqueles em desenvolvimento.

Para a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, com as suas mais de 210 associadas, causa profunda estranheza a matéria enviesada publicada pela revista Veja sobre a Base Industrial de Defesa e Segurança.

A BID brasileira possui um robusto histórico de atuação ética e responsável ao longo de mais de 40 anos, sempre alinhada com os princípios pátrios da autodeterminação e não inferência. 

A competitividade e a pujança da BID brasileira são resultados de pesados investimentos tecnológicos – talvez os mais consistentes em toda economia brasileira – para atender não somente as demandas de Defesa e Segurança nacionais mas também de nossas nações amigas. Como resultado, a nossa indústria gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos e movimenta 4,78% do PIB nacional.

Segundo estudo da FIPE/CNI, para cada R$ 1,00 investido em Defesa pelo Estado brasileiro, mais de R$ 9,00 são gerados em riquezas. 

Este arraste é resultado de dois vetores, primeiro de nossas exportações – realizadas para mais de 150 países e sempre para atores lícitos. Segundo, da ampla gama de produtos e serviços criados a partir dos desafios tecnológicos de Defesa e Segurança, como aeronaves, embarcações, soluções de descontaminação, sistemas de controle de tráfego aéreo, medicamentos, sistemas de segurança cibernética, dentre outros, indo muito além de armas de fogo e suas munições.

Aliás, cabe lembrar que itens comuns e indispensáveis do dia a dia do cidadão como forno de micro-ondas, internet, telefonia celular, GPS e a realidade virtual são produtos desta indústria que para criar tecnologias de ponta, forma e emprega profissionais de altíssima capacitação *técnica*, sejam eles advindos da sociedade civil ou militares da reserva.

Com a queda sistemática do PIB Industrial no Brasil nos últimos 16 anos, deveria ser motivo de celebração o incremento de quase 100% da exportação de nossa Base Industrial de Defesa e Segurança.


 

São Paulo, 13 de Dezembro de 2021

 

Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança - ABIMDE

 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1211 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2022

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.