ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

MECTRON : DESENVOLVERÁ SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO SUBMARINO NUCLEAR

MECTRON, uma empresa do Grupo Odebrecht Defesa e Tecnologia, assina contrato com Amazul para o PROSUB
By Defesanet. Updated on 01/06/2021 - Published in 12/17/2014

A MECTRON iniciará, no próximo ano, sua participação no projeto do Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma (Integrated Platform Management System - IPMS) do Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que está sendo desenvolvido pela Marinha do Brasil, com assistência técnica do grupo francês DCNS. O IPMS é o sistema computacional com função de controlar e monitorar diversos equipamentos de submarinos.


O contrato celebrado entre a MECTRON, empresa controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), e a AMAZUL contempla o apoio técnico nos serviços de engenharia para participação no desenvolvimento do IPMS.

Com prazo de conclusão de dois anos, os trabalhos serão iniciados em fevereiro de 2015 e realizados por uma equipe de engenheiros da MECTRON, juntamente com especialistas da Marinha. Os serviços serão realizados no escritório técnico de projetos e submarino localizado no CTMSP – Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo.

“Estamos orgulhosos por mais esta conquista e com a crescente participação da MECTRON no PROSUB, assegurando o domínio tecnológico nacional não só para a estrutura dos submarinos, já sendo fabricada no país pela ICN, mas também para os complexos sistemas neles embarcados”, diz Gustavo Ramos, Diretor-Superintendente da ODT/Mectron.

Nos últimos meses, a MECTRON foi certificada pela DCNS como a empresa brasileira fornecedora dos serviços de engenharia no desenvolvimento do Software do Gerador Diesel para o IPMS do submarino Scorpène, em atendimento ao contrato com a companhia francesa.

No primeiro semestre de 2014, foi realizado um treinamento de Manutenção do Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma (Integrated Platform Management System - IPMS), na sede da DCNS na cidade de Ruelle, França, e contemplou atividades como procedimentos de qualidade, processo de desenvolvimento, teste de software e gerenciamento da configuração.

Com uma programação mista entre aulas teóricas e atividades práticas reais, o curso foi focado na arquiterura do software e hardware, com apresentação do funcionamento detalhado do IPMS.

Com isto, a indústria nacional começa a adquirir o domínio da tecnologia do IPMS que será instalado nos submarinos da Marinha do Brasil. No processo de transferência de tecnologia com a empresa francesa DCNS, um dos grandes objetivos das autoridades brasileiras é que o conhecimento tecnológico seja retido no país, de modo a garantir independência, soberania e capacitação para novos desafios.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil firmado no final de 2008 como parte do Acordo Estratégico Brasil-França, prevê a construção de quatro submarinos convencionais, um submarino de propulsão nuclear, um Estaleiro e uma Base Naval, em Itaguaí (RJ). O acordo prevê ainda que o submarino de propulsão nuclear seja totalmente projetado e construído no País.

See also
ABIMDE destaca atuação brasileira ao completar agenda na EDEX 2025 By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 12/17/2014
ABIMDE encerra Expodefensa 2025 com novas conexões institucionais By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 12/17/2014
ABIMDE participa da solenidade pelos 72 anos do DCTA em São José dos Campos By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 12/17/2014
ABIMDE inaugura o Espaço Brasil na Expodefensa 2025 By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 12/17/2014
See more
Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2025

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.