ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

MD e Câmara Brasileira de Comércio na Suécia celebram acordo

By Ministério de Defesa. Updated on 10/30/2021 - Published in 10/30/2021
See also
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 10/30/2021 - Published in 10/30/2021
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 10/30/2021 - Published in 10/30/2021
Congresso Nacional de ESG By Congresso ESG Updated on 10/30/2021 - Published in 10/30/2021
See more

O Ministério da Defesa e a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (BrazilCham Sweden) assinaram, na última terça-feira (26/10) um Protocolo de Intenções, na sede do Ministério da Defesa. O propósito da parceria, coordenada pela Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), é estabelecer as diretrizes básicas para a organização e a implementação de iniciativas conjuntas relacionadas com pesquisa, desenvolvimento, promoção comercial, financiamentos, investimentos, seguros e garantias.

O MD destaca que a iniciativa é importantíssima para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira (BID), que hoje representa 4,46% do PIB brasileiro, gerando 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos.

A intenção do Protocolo de Intenções é ampliar a pauta de exportações de bens e serviços de defesa e segurança do Brasil para a Suécia. Essa troca de experiências irá contribuir para o desenvolvimento de novos fluxos de conhecimento, comércio, financiamentos e de investimentos no setor de defesa e segurança, bem como no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

Alexandre Manfrim-13.jpg

“Pretendemos contribuir, ao máximo, para o incremento dos negócios da nossa Base Industrial de Defesa", ressaltou a Diretora-Executiva da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia, Elisa Sohlman.


O prazo de vigência deste Protocolo de Intenções será de 36 meses a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

As relações comerciais e industriais entre Brasil e Suécia foram intensificadas nos últimos anos, principalmente no tocante ao setor de defesa, em decorrência da decisão brasileira pela aquisição da aeronave de caça sueca Gripen. Nesse contexto, a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia tornou-se importante parceira na interlocução entre as autoridades brasileiras e as agências estatais suecas, bem como na promoção de eventos internacionais, focados na área de financiamentos para projetos de defesa.

O Secretário de Produtos de Defesa do MD, Marcos Degaut, ressaltou que houve um impacto positivo sobre as relações comerciais e industriais entre os dois países, no setor de Defesa, decorrente da aquisição da aeronave de caça sueca Gripen.


Aproveitando o bom momento vivenciado nas relações comerciais entre os dois países, a assinatura desse importante instrumento oferecerá a possibilidade de promover variadas formas de arranjos entre empresas do setor de defesa e segurança, com diversificação e fortalecimento da pauta de exportações de bens e serviços nessa área.


 

 

Alexandre Manfrim-2.jpgO Diretor de Financiamentos e Economia de Defesa, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, fez a abertura da solenidade e enfatizou que expectativa, a partir desse Protocolo assinado, é que as relações entre Ministério da Defesa e Câmara se ampliem e se aprofundem 




Fonte: Ministério da Defesa
Crédito das Imagens: Alexandre Manfrim/MD

 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.