ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

MCTI recebe ABIMDE em reunião para discutir temas do setor Defesa

No encontro foram tratadas questões relevantes para a Base Industrial de Defesa e Segurança
By ABIMDE. Updated on 03/22/2024 - Published in 03/22/2024
See also
Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos By ABIMDE Updated on 03/22/2024 - Published in 03/22/2024
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 03/22/2024 - Published in 03/22/2024
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 03/22/2024 - Published in 03/22/2024
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 03/22/2024 - Published in 03/22/2024
See more

No dia 13 de março, o presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Dr. Roberto Gallo, e o presidente-executivo, general Aderico Mattioli, foram recebidos pela Ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília.

No encontro, o Dr. Gallo agradeceu o apoio do Ministério aos projetos de Defesa e destacou a importância do domínio das tecnologias estratégicas para a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).

Em setembro passado foram aprovados 22 projetos de inovação de 25 empresas brasileiras que atuam no setor de Defesa, que contemplam diferentes áreas e tecnologias, como propulsão aeroespacial, defesa cibernética e veículos não tripulados. 

 

Pessoas em balcão de cozinha

Descrição gerada automaticamente

 

Ao todo, os projetos somaram R$ 238.002.786,03 em investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para fomento da BIDS. Deste valor, já foi liberado o montante de R$ 94.355.853,27.  A ação teve o apoio do MCTI, do Ministério da Defesa (MD) e da Finep.

“Agradeço o apoio fundamental do MCTI para os nossos projetos de Defesa. Por meio do domínio das tecnologias estratégicas de defesa podemos construir um futuro em que a segurança é prioridade, assim como o bem-estar da nossa sociedade”, pontuou o Dr. Gallo. 

Em seguida, o presidente da ABIMDE - referenciando a Portaria GM-MD, nº 1.112, de 4 de março de 2023 e a Missão 6 do Plano Nova Indústria Brasil - abordou aspectos que, segundo a Associação, podem contribuir para o fortalecimento da indústria nacional e o domínio das tecnologias de interesse da soberania e da defesa nacionais. 

O primeiro está relacionado à adoção de medidas estimuladoras para as Encomendas Tecnológicas, enfatizando que para melhor explorar o poder das compras governamentais nessa modalidade, há necessidade de um alinhamento de esforços para mitigar a sensação de insegurança jurídica que este tipo de contratação traz para os agentes públicos. 

Em prosseguimento, o Dr. Gallo ressaltou que um ambiente propício para o desenvolvimento e a implementação de tecnologias avançadas no setor de defesa envolve não apenas o investimento em pesquisa e desenvolvimento, mas a criação de incentivos para parcerias entre empresas e instituições acadêmicas, bem como a simplificação e consagração dos processos de aquisição de tecnologia.


 

Pessoas sentadas ao redor de mesa com computador

Descrição gerada automaticamente

 

Outros pontos abordados foram a possibilidade de priorização de um maior número de empresas do setor de defesa nos próximos editais, para fomentar a competitividade e a inovação nesta área estratégica, e a necessidade de se mapear as empresas críticas de defesa e segurança, iniciativa fundamental para garantir a resiliência e a soberania de uma nação. “Isso consiste em identificar e avaliar empresas que desempenham um papel vital no fornecimento de produtos, serviços e tecnologias essenciais para as operações de defesa e segurança do país”, afirmou o presidente da ABIMDE.

O último ponto de atenção foi a preservação de talentos no setor de Defesa, essencial para garantir a continuidade e a excelência no desenvolvimento tecnológico. Com a adoção de medidas estratégicas, empresas e organizações do setor de defesa podem garantir a permanência de uma força de trabalho altamente qualificada, engajada e comprometida.

A Ministra Luciana demonstrou seu otimismo, receptividade e gratidão quanto aos temas apresentados. Com muito entusiasmo exemplificou soluções desenvolvidas pelo Ministério que já estão em curso, as que estão planejadas, ressaltando as que podem ser implementadas com o apoio da Associação. 

Ela comentou sobre as expectativas inerentes à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 5ª CNCTI (a ser realizada em junho) e, ratificando a relevância das proposições apresentadas, de forma bastante propositiva, finalizou expedindo encaminhamentos relativos aos temas abordados.

Para a ABIMDE a reunião proporcionou uma oportunidade valiosa para a troca de ideias e experiências entre os presentes, resultando em insights significativos para o avanço do setor de Defesa e Segurança. 
 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.