ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

FIDAE 2024: Colaboração e Oportunidades em Destaque na Indústria Aeroespacial e de Defesa

Empresas apresentam a expertise brasileira no Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE
By ABIMDE. Updated on 04/17/2024 - Published in 04/17/2024
See also
Certificação: ABIMDE recebe a visita de equipe da Polícia Militar de São Paulo By ABIMDE Updated on 04/17/2024 - Published in 04/17/2024
Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos By ABIMDE Updated on 04/17/2024 - Published in 04/17/2024
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 04/17/2024 - Published in 04/17/2024
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 04/17/2024 - Published in 04/17/2024
See more

Chegou ao fim a 23ª edição da Feira Internacional do Ar e do Espaço, FIDAE 2024, Exposição Aeroespacial de Defesa e Segurança, com a mais longa trajetória e reconhecimento na América Latina. O evento, que teve início em 9 de abril, foi aberto à visitação pública no final de semana. 

Nesta edição, 25 empresas nacionais representaram produtos e serviços no Pavilhão Brasil por meio do projeto setorial Brazil Defense coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança (ABIMDE) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério da Defesa (MD) do Brasil e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).    

Homem de terno e gravata com pessoas ao redor

Descrição gerada automaticamente

O evento superou as expectativas, consolidando-se como um verdadeiro marco na indústria aeroespacial e de Defesa. Com uma ampla participação de expositores nacionais e estrangeiros, a FIDAE proporcionou uma plataforma única para a apresentação de produtos e serviços, além de promover troca de conhecimento e experiências entre os diversos setores envolvidos.

“Além de fortalecer os laços de colaboração entre as partes interessadas, a FIDAE também abriu portas para novas parcerias e oportunidades de negócios. Ao compartilhar sua expertise e tecnologia de ponta, o Brasil demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento e a cooperação internacional nestes setores estratégicos”, ponderou o presidente-executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli.

Personalidades de Destaque Prestigiam o Pavilhão Brasil

Na inauguração do espaço brasileiro estiveram presentes diversas autoridades, como o Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco e o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. Eles fizeram questão de visitar cada um dos estantes para prestigiar as empresas expositoras e conhecer seus produtos e serviços. 

Grupo de pessoas na frente de uma loja

Descrição gerada automaticamente

Participaram ainda o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministro da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr de Castilho Araújo; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Rui Chagas Mesquita; o Coordenador de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Paulo Roberto da Silva; e o Presidente-executivo da ABIMDE.

Autoridades chilenas também marcaram presença do Pavilhão Brasil, como a Ministra de Defesa Nacional do Chile, Maya Fernández Allense, além de delegações estrangeiras que interagiram com as empresas representantes dos produtos nacionais.

A Secretária Adjunta de Produtos de Defesa, Juliana Ribeiro Larenas, destacou a interação não somente com os anfitriões chilenos, mas também com outros representantes governamentais sul-americanos. “A cooperação internacional desempenha um papel fundamental no fortalecimento de nossa indústria de Defesa, permitindo o desenvolvimento de projetos conjuntos de interesse mútuo para as Forças Armadas”, pontuou.

Juliana Larenas disse ainda que a colaboração não apenas impulsiona o avanço tecnológico, mas também abre portas para soluções duais inovadoras, que atendem tanto às necessidades de Defesa quanto às demandas da sociedade. 

“Ao trabalharmos em parceria com outras nações, além de ampliarmos nossas capacidades, contribuímos para o desenvolvimento socioeconômico global. Nossa participação na FIDAE representa um compromisso contínuo com a excelência e a inovação na área de Defesa, além de reforçar nosso papel como um membro ativo da comunidade internacional do setor”, completou Larenas.

Autoridades de destaque, tanto do Brasil quanto do Chile, reforçaram os laços diplomáticos e comerciais entre os dois países, abrindo caminho para futuras colaborações e parcerias estratégicas. O Pavilhão Brasil demonstrou os avanços e a qualidade da indústria nacional, reunindo um seleto grupo de empresas.

Representaram o Brasil nesta 23ª Feira Internacional do Ar e do Espaço as empresas: AEL Sistemas; AERO Concepts; Algemas Brasil; ARES; Atech; Avionics Services; Axon Cable Brasil; Companhia Brasileira de Cartuchos – CBC; Condor S.A. Indústria Química; Dupont; Embraer; GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos; IACIT Soluções Tecnológicas; IAS - Indústria de Aviação e Serviços; IDV - Iveco Veículos de Defesa; Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL; Jandaya Solutions; Mac Jee; Panair LLC (ZML Technology); Ocellott; Omnisys; Saipher ATC; Sirius Flight Test; e Taurus.

Com mais de 40 países participantes, a FIDAE 2024 consolidou-se como um fórum global de excelência, promovendo o desenvolvimento tecnológico e impulsionando a cooperação internacional, com visibilidade para o Brasil como um importante player no setor aeroespacial e de Defesa. Até a próxima edição!

Brazil Defense
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas. 

Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.

Sobre a ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) é reconhecida como legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. A entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do setor nos mercados nacional e internacional, e para fortalecimento ou implementação de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento desta indústria. Dentre suas mais de 200 associadas, estão as principais empresas de Defesa e Segurança instaladas no País.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.