ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić, recebe convidados na celebração do Dia do Estado

Data é comemorada em memória a dois eventos da Revolução Sérvia
By ABIMDE. Updated on 02/28/2024 - Published in 02/28/2024
See also
#SomosABIMDE: Conheça a Akaer By ABIMDE Updated on 02/28/2024 - Published in 02/28/2024
Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024 By ABIMDE Updated on 02/28/2024 - Published in 02/28/2024
ABIMDE comemora sucesso em sua participação na LAAD Security & Defense By ABIMDE Updated on 02/28/2024 - Published in 02/28/2024
#SomosABIMDE: Conheça a SOL By ABIMDE Updated on 02/28/2024 - Published in 02/28/2024
See more

No dia 22 de fevereiro de 2024, foi realizada uma recepção na embaixada da República da Sérvia em Brasília por ocasião do Dia do Estado da Sérvia.

A primeira embaixada inaugurada na nova capital brasileira foi a então embaixada da ex-Iugoslávia, que tem como sucessora a Sérvia.

O recém-designado embaixador Aleksandar Ristić, que chegou ao Brasil há três semanas, e sua vice, Jelena Blažević, abriram as portas da reformada embaixada e organizaram um evento para amigos da Sérvia.

A recepção contou com a presença de representantes do Congresso Nacional, do Itamaraty, do Governo do Distrito Federal e de outros estados da federação, da Polícia Federal, embaixadores e diplomatas, empresários, analistas, além da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e de todo o Brasil, bem como jornalistas e membros da diáspora sérvia.

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) marcou presença na comemoração representada por seu presidente-executivo, general Aderico Mattioli. 

Na ocasião, o oficial-general parabenizou o embaixador Aleksandar Ristić pela data, e destacou o evento como uma oportunidade de estabelecer relações para promover a cooperação, compreensão mútua e resolução de questões globais. “Agradeço o comprometimento da Embaixada em fortalecer os laços diplomáticos e promover a compreensão entre nossas nações”, disse.

 

Grupo de pessoas em estação de trem

Descrição gerada automaticamente

 

A participação da orquestra de Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a execução dos hinos nacionais da Sérvia e do Brasil abrilhantaram o evento.

No seu discurso, o embaixador Aleksandar Ristić ressaltou que o Dia do Estado Sérvio é comemorado em memória de dois eventos da Revolução Sérvia que ocorreram em 15 de fevereiro – a Primeira Revolta Sérvia (1804), que deu início à luta pela libertação da ocupação otomana que durou quase cinco séculos, e a adoção da primeira constituição sérvia (1835). 

Embora essa constituição tenha ficado em vigor durante apenas 55 dias, o seu espírito libertário é uma inspiração na Sérvia. Ainda hoje as atuais gerações de líderes e cidadãos encontram nela a força para preservar a unidade nacional e a integridade territorial da Sérvia e para trabalhar no seu desenvolvimento.

A Sérvia e o Brasil tradicionalmente mantêm uma excelente cooperação e apoiam-se mutuamente. As relações diplomáticas foram estabelecidas em 1938 e caracterizam-se por um elevado nível de acordo sobre as questões internacionais mais importantes. Existe a possibilidade de desenvolvimento e cooperação em várias áreas, com ênfase na agricultura, tecnologias da informação, cultura, comércio e defesa.


Com informações do Portal Mundo Diplomático
 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.