ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

EED: Senado aprova MP com novas regras

Empresa Estratégica de Defesa (EED) terá novas regras de credenciamento e descredenciamento
By Agência Senado. Updated on 10/19/2022 - Published in 10/19/2022
See also
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 10/19/2022 - Published in 10/19/2022
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 10/19/2022 - Published in 10/19/2022
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 10/19/2022 - Published in 10/19/2022
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 10/19/2022 - Published in 10/19/2022
See more

Em votação simbólica, o Senado aprovou nesta terça-feira (18) a Medida Provisória (MPV) 1.123/2022, que estabelece novas regras de credenciamento e descredenciamento de empresa estratégica de defesa (EED). Na forma do relatório do senador Chico Rodrigues (União-RR), os senadores ratificaram o texto original da MP, sem emendas. As informações são da Agência Senado.

A Medida Provisória, que segue para promulgação, altera a Lei 12.598, de 2012 ao classificar as EEDs como “essenciais para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e fundamentais para preservação da segurança e defesa nacional contra ameaças externas”. Para ser classificada como EED, uma empresa precisa se credenciar no Ministério da Defesa e atender a critérios como ter sede no Brasil, dispor de comprovado conhecimento científico ou tecnológico e assegurar o controle acionário de brasileiros, admitida a participação de estrangeiros no capital.

De acordo com a MP, o credenciamento e o descredenciamento de uma EED devem ser definidos em ato do ministro da Defesa. A hipótese de descredenciamento a pedido não afasta a obrigatoriedade de EED cumprir tarefas até a conclusão dos projetos estratégicos e a entrega de todos os itens contratados pela Defesa ou pelas Forças Armadas, e o ministro da Defesa pode negar o descredenciamento imediato da EED quando houver risco para o interesse da defesa nacional.

Ainda segundo a Medida Provisória, o Ministério da Defesa deve informar ao Ministério da Economia as eventuais alterações na condição de EED, para que a respectiva Junta Comercial promova as anotações nos registros da empresa.

A matéria foi aprovada sem alterações pela Câmara dos Deputados em 11 de outubro e, se não tivesse sido votada pelo Senado, perderia a validade na próxima quinta-feira (20). Em seu relatório, Chico Rodrigues argumenta que a MP aprimora as políticas públicas que vêm sendo adotadas para “fortalecer a indústria brasileira de defesa frente à concorrência global representada por grandes conglomerados multinacionais” e destaca o receio de que, sem incentivos, o setor possa sofrer desnacionalização.

“O contexto aludido se vê ampliado nos dias de hoje pela vulnerabilidade representada pela dependência de cadeias de abastecimento crescentemente complexas e globalizadas, bem como sujeitas à manipulação por competidores estratégicos. Isso para não falar em: espionagem tecnológica e industrial; cortes de orçamento para pesquisa; e evasão de profissionais qualificados para outros países”, acrescenta o senador.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.