ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Diretor da ABIMDE fala sobre oportunidades para o setor de Defesa e Segurança a empresários de MG

Encontro aconteceu na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, durante reunião da Comdefesa
By ABIMDE. Updated on 03/10/2022 - Published in 03/10/2022
See also
Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos By ABIMDE Updated on 03/10/2022 - Published in 03/10/2022
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 03/10/2022 - Published in 03/10/2022
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 03/10/2022 - Published in 03/10/2022
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 03/10/2022 - Published in 03/10/2022
See more

“As perspectivas sobre a Indústria de Defesa do Brasil” foi tema de palestra proferida pelo Coronel Armando Lemos, Diretor Técnico e de Administração da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) a empresários de Minas Gerais, nesta terça-feira (8). O encontro aconteceu durante a primeira reunião anual da Câmara da Indústria de Defesa e Segurança (Comdefesa) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.

Os membros do Colegiado tiveram a oportunidade de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela ABIMDE para promoção e desenvolvimento da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) e as oportunidades geradas nos mercados nacional e internacional.

Coronel Lemos traçou um panorama histórico do setor, iniciado em 1678 com a criação da Casa do Trem de Artilharia, chegando às conquistas e desafios dos dias atuais.

O diretor ressaltou a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança para o país, gerando cerca de 1,6 milhão de empregos diretos, 1,3 milhão indiretos, e respondendo por mais de 4,4% do PIB nacional.  Neste contexto, ele reforçou o papel da ABIMDE como principal voz da BIDS, lembrando que hoje a associação, fundada em 1985, possui mais de 200 empresas associadas, em 14 estados.

Lemos destacou que a Entidade presta apoio às empresas do setor de defesa e segurança, fomentando a ampliação da base empresarial nacional e promovendo a exportação de produtos e serviços, exercendo um importante papel na formulação de políticas públicas voltadas ao setor e promovendo a exportação de produtos e serviços.

“Participamos das principais feiras do mundo e também incentivamos a visita de compradores ao Brasil. Não podemos esquecer que a organização de eventos em solo nacional é a oportunidade de colocar, frente a frente, fornecedores brasileiros com possíveis compradores internacionais”, disse o Coronel.
 

OCP

Coronel Lemos falou ainda sobre os benefícios gerados às Indústrias de Defesa e Segurança desde que a ABIMDE se tornou uma OCP (Organismo de Certificação de Produtos), no ano passado.  A Entidade é acreditada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e designada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército para Certificação de Produtos Controlados, abrangendo todo o escopo da Portaria Nº 189-EME, DE 18 DE AGOSTO DE 2020.  Entre os PCEs que podem ser certificados pela entiade estão armas de fogo, munições, coletes e capacetes balísticos, blindagens automotivas, armas e munições menos letais, espargidores de pimenta, explosivos e pirotécnicos.

A acreditação da ABIMDE como OCP trouxe agilidade ao processo de certificação, contribuindo com o desenvolvimento da Indústria Nacional e a Inovação, já que as empresas não precisam esperar em filas de até dois anos para terem seus produtos certificados.

Coronel Lemos lembrou que, a partir de setembro de 2022, todos os produtos de Defesa e Segurança importados também serão obrigados a passar pelos processos de certificação para adquirir o selo do Inmetro, o que garantirá isonomia com relação aos produtos nacionais.
 

Força Aérea Brasileira


A reunião contou ainda com a participação do Chefe da 7ª Subchefia do EMAER (Estado-Maior da Aeronáutica), Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador,  e do seu Chefe-Adjunto Coronel Aviador R1 Edgard Vale Ribeiro, que também é membro da Comdefesa da FIEMG.

Follador apresentou a palestra “Projetos Estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB)”, destacando os principais projetos nos três eixos estratégicos da FAB: Meios de Força Área, Infraestrutura Aeroespacial e Tecnologia Aeroespacial.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.