ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebe ministro Mauro Vieira

Em seu discurso, o chanceler apresentou um panorama da política externa em 2023
By ABIMDE. Updated on 05/31/2023 - Published in 05/29/2023
See also
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 05/31/2023 - Published in 05/29/2023
Congresso Nacional de ESG By Congresso ESG Updated on 05/31/2023 - Published in 05/29/2023
ABIMDE marca presença no 1º Seminário Nacional Economia de Defesa By ABIMDE Updated on 05/31/2023 - Published in 05/29/2023
See more

O ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, compareceu à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), na última quarta-feira, 24, onde fez um balanço dos primeiros cinco meses à frente do Itamaraty. 
 
Além de apresentar um panorama da política externa em 2023, o chanceler defendeu o reingresso do Brasil à União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

“O retorno à UNASUL é uma forma de sinalizar a nossa determinação em trabalhar pela revalorização da América do Sul como um espaço de diálogo, paz e cooperação. Quanto à CELAC, trata-se de um espaço privilegiado para a concepção de iniciativas concretas de cooperação em áreas em que temos desafios comuns, como saúde, segurança, cooperação científica e tecnológica, entre tantas outras”, explicou.

Após finalizar seu discurso, o ministro Mauro Vieira ficou à disposição para esclarecimentos aos participantes da comissão sobre as ações propostas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

O Presidente da CREDN, deputado Paulo Alexandre Barbosa, por exemplo, defendeu a conclusão do Tratado de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a União Europeia. Em outro momento, o deputado cobrou autonomia por parte do governo brasileiro na aplicação dos recursos estrangeiros destinados à Amazônia, como forma de evitar eventuais ingerências indevidas.

Já o deputado General Girão destacou, em sua fala, a frase “de um amigo histórico e baluarte da diplomacia brasileira Barão do Rio Branco: "nenhum país pode ser pacífico sem ser forte". E, acrescentou, “a diplomacia é a grande responsável pela paz no mundo”, enfatizando que este tema dever ser valorizado e priorizado.

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) foi convidada para o encontro e foi representada por seu Presidente-Executivo, General Aderico Mattioli.

Confira mais detalhes da reunião: 
https://www.youtube.com/watch?v=9iNFKO7sTN8&list=TLGG47V5pxfYzSUzMDA1MjAyMw

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.