ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Comissão de Inteligência aprova textos dos documentos da Defesa

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência aprovou os textos revisados da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa Nacional
By CREDN. Updated on 12/16/2021 - Published in 12/16/2021
See also
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 12/16/2021 - Published in 12/16/2021
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 12/16/2021 - Published in 12/16/2021
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 12/16/2021 - Published in 12/16/2021
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 12/16/2021 - Published in 12/16/2021
See more

Nesta quarta-feira, 15, a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional, aprovou o parecer do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), aos textos da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco de Defesa Nacional, documentos que são revisados a cada quatro anos.

Em seu parecer, Cajado cobrou uma maior participação do Congresso Nacional já no processo de elaboração dos documentos. Ele também sugeriu a criação de duas subcomissões no âmbito da CREDN e da CRE, para tratar do tema de forma permanente na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O deputado propôs, ainda, que os congressistas retomem as discussões em torno do aumento do percentual do PIB destinado à Defesa Nacional.

“Tendo em vista o reduzido percentual do PIB brasileiro destinado à Defesa Nacional, particularmente em face da projeção geoestratégica do nosso país, mesmo em face das adversidades econômicas por que passa o Brasil, há de se considerar a possibilidade do aumento desse percentual, de forma gradativa, na base de um incremento anual de 0,1%, durante seis anos, até alcançarmos o patamar de 2%”, defendeu.

Claudio Cajado pediu, também, o fim dos cortes orçamentários e do contingenciamento de recursos para o desenvolvimento do cargueiro KC-390, do caça multiuso Gripen, do submarino de propulsão nuclear, e dos blindados Guarani, entre outros. Segundo ele, “é importante que sejam estabelecidos mecanismos de modo que os recursos a eles destinados não sejam contingenciados ou, pior, simplesmente cortados. Em outros termos, é garantir a regularidade orçamentária para os Programas Estratégicos de Defesa através da Lei Orçamentária Anual”, concluiu.

Presidente da CCAI, o deputado Aécio Neves recordou os esforços realizados para que a Comissão Mista funcionasse, apesar das restrições sanitárias impostas pela Covid, e destacou a importância dos debates promovidos, no âmbiro da CREDN, sobre a implementação dos documentos da Defesa.

“Ao promovermos três audiências públicas para tratar, com os militares, acadêmicos, ex-ministros e a indústria de Defesa, dos documentos que norteiam as ações e prioridades das nossas Forças Armadas, resgatamos parte do papel que cabe ao Congresso Nacional, de aperfeiçoar as políticas públicas em todas as áreas”, destacou.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.