ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

CNI apresenta o Plano de Retomada da Indústria

Entre as proposições de políticas prioritárias se destaca a missão 4: Defesa e Segurança Nacional, que apoia o desenvolvimento de elos estratégicos das cadeias do complexo industrial
By ABIMDE. Updated on 05/17/2023 - Published in 05/17/2023
See also
Congresso Nacional de ESG By Congresso ESG Updated on 05/17/2023 - Published in 05/17/2023
ABIMDE marca presença no 1º Seminário Nacional Economia de Defesa By ABIMDE Updated on 05/17/2023 - Published in 05/17/2023
#SomosABIMDE: Conheça a Akaer By ABIMDE Updated on 05/17/2023 - Published in 05/17/2023
See more

Elaborado pela Confederação NacionaI da Indústria (CNI), o Plano de Retomada da Indústria é uma publicação que propõe diversas medidas para a revitalização da indústria brasileira, como motor do desenvolvimento econômico, social e catalisador da inovação e do avanço tecnológico.
 
Entre as proposições de políticas por missões prioritárias se destaca a missão 4: Defesa e Segurança Nacional - Apoiar o desenvolvimento de elos estratégicos das cadeias do complexo industrial da defesa e segurança nacional, com foco em tecnologias de uso dual.

São seis etapas apresentadas, sendo a primeira a sensibilização da sociedade para desmistificar e fortalecer a imagem do setor de defesa, bem como sua relevância estratégica para nação e sociedade brasileira. A segunda tem como base a previsibilidade orçamentária, com sugestão de orçamento plurianual para o Ministério da Defesa em um horizonte de 10 anos.

O terceiro é foco e prioridade tecnológica, que tem por objetivo definir estratégia e priorização de tecnologias que garantam a interoperabilidade no campo militar e civil, priorizando e garantindo recursos para o desenvolvimento de tecnologias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O programa 4 trata de contrapartidas comerciais e tecnológicas, e o 5°, fontes de financiamento, que recomenda a flexibilização do uso do Fundo Constitucionalde Financi amento do Norte (FNO) para que “Empresas Estratégicas de Defesa” e “Empresas de Defesa”, homologadas e credenciadas pelo Ministério da Defesa, possam acessar os recursos do FNO, para  desenvolvimento, produção e comercialização de produtos de defesa.

O último tópico aborda o engajamento de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s) nacionais no desenvolvimento tecnológico aplicado à Defesa e Segurança, por meio do fomento ao desenvolvimento de conteúdo tecnológico local.

A ABIMDE parabeniza a equipe do CNI, em especial seu presidente, Robson Braga de Andrade, pelo espetacular trabalho realizado em nome da indústria nacional e, em particular, das Indústrias de Defesa e Segurança que se sentem tão bem representadas.
 
O documento na íntegra poderá ser acessado neste link.
 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.