ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Brasil e República Tcheca fortalecem parceria na indústria de defesa

Reunião preparatória aconteceu na semana passada no Ministério da Defesa, em Brasília
By ABIMDE. Updated on 03/12/2024 - Published in 03/12/2024
See also
#SomosABIMDE: Conheça a Akaer By ABIMDE Updated on 03/12/2024 - Published in 03/12/2024
Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024 By ABIMDE Updated on 03/12/2024 - Published in 03/12/2024
ABIMDE comemora sucesso em sua participação na LAAD Security & Defense By ABIMDE Updated on 03/12/2024 - Published in 03/12/2024
#SomosABIMDE: Conheça a SOL By ABIMDE Updated on 03/12/2024 - Published in 03/12/2024
See more

No dia 4 de março, o Ministério da Defesa realizou uma reunião preparatória para o Diálogo das Indústrias de Defesa (DID) entre o Brasil e a República Tcheca. O encontro teve como objetivo fortalecer os laços comerciais e de cooperação no setor de defesa entre os dois países, promovendo o intercâmbio de informações, tecnologias e oportunidades de negócios entre as respectivas Bases Industriais de Defesa (BID).

Durante a reunião, as associações e empresas de defesa de cada país tiveram a oportunidade de apresentar seus portfólios e potencialidades, buscando promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre os setores. O evento foi idealizado para aproximar instituições e empresas interessadas em futuros acordos comerciais na área de defesa.

A reunião aconteceu de forma híbrida e contou com a participação do Brigadeiro Rui Chagas Mesquita, Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD); do Contra-Almirante João Batista Barbosa, Diretor do Departamento de Promoção Comercial da SEPROD; da Embaixadora Sônia Regina Guimarães Gomes, da Embaixada do Brasil na República Tcheca; da Embaixadora Pavla Havrlíková, da Embaixada da República Tcheca no Brasil; de Radka Konderlová, Secretária do Ministério da Defesa da República Tcheca; entre outras autoridades.

 

Pessoas em balcão de cozinha

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) participou da reunião em Brasília, representada por seu presidente-executivo, general Aderico Mattioli. Participaram ainda, a equivalente tcheca da ABIMDE, a Indústria de Defesa e Segurança da República Tcheca – DSIA (do inglês, Defense and Security Industry of the Czech Republic), a Associação da Indústria Aeroespacial Tcheca (ALKP) e empresas dos dois países.  

Para o general Mattioli, o fortalecimento de laços para promover uma potencial parceria comercial na área de defesa entre o Brasil e a República Tcheca surge como uma oportunidade estratégica. “Unindo expertise técnica, inovação e comprometimento pela paz, esta colaboração impulsionará o desenvolvimento tecnológico em ambas as nações, mas também reforçará a estabilidade regional e internacional. Brasil e República Tcheca podem idealizar um futuro de segurança e prosperidade na indústria de defesa, consolidando uma parceria estratégica de longo prazo”, afirmou o presidente-executivo. 

As empresas tchecas que apresentaram seus produtos foram: AERO Vodochody AEROSPACE, Aircraft Industries, CSG Aeroespace, CZUB – Ceská Zbrojovka, Colt, Ertech, EGO Zlín, LOM Praha, LPP, PSB, Rescue Trailer, SpaceKnow, Strato Syst, e Tatra Trucks. E, do lado brasileiro, as empresas foram a: Adtech, Akaer, Atech, Cinadra Indústria e Comércio, CSD, Embraer, PlusTech, ProDeal, e Wave Communications. 

Para o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, o evento representa uma oportunidade única para a indústria de defesa. “Nosso trabalho é colaborar para que a Base Industrial de Defesa brasileira tenha capacidade de atender, com excelência, às necessidades de produtos, serviços e sistemas das nossas Forças Armadas”, afirmou.

Além dos benefícios para a indústria de defesa, a realização do evento também pode trazer benefícios significativos para a sociedade, como o incremento na sustentabilidade empresarial, com a geração de novos postos de trabalho e renda.

A reunião preparatória para o DID Brasil-República Tcheca representa um passo importante na aproximação entre os setores de defesa dos dois países. Com a troca de experiências e a identificação de oportunidades de negócios, a expectativa é que a cooperação bilateral no setor de defesa seja fortalecida, trazendo benefícios tanto para as empresas envolvidas quanto para a sociedade como um todo.

 

Com informações da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.