ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Brasil desenvolve tecnologia de busca e salvamento inédita

By Tecnologia & Defesa. Updated on 01/06/2021 - Published in 09/02/2016

E se fosse possível que uma aeronave, antes mesmo de entrar em emergência e consequentemente correr o risco de se acidentar, pudesse informar a sua localização para os órgãos de busca e salvamento espalhados ao redor do mundo?

E se, ao decolar para uma missão de busca e salvamento, as equipes de resgate já soubessem em qual área a aeronave caiu, eliminando a demorada tarefa de localizar fuselagens [ou restos estruturais] e vítimas em enormes massas de água?

Isso aumentaria a chance de encontrar sobreviventes e salvar suas vidas.

Esse é o futuro da busca e salvamento, e o Brasil é pioneiro no desenvolvimento do dispositivo que permitirá que aeronaves emitam sinais de maneira autônoma durante o voo sempre que alguma anormalidade na operação for detectada. Por meio desse sistema, a aeronave terá capacidade de, sem a intervenção do piloto, identificar panes e enviar, a cada minuto, o sinal de emergência com a sua localização ainda em voo. Até mesmo em caso de falha elétrica total, a aeronave conservará essa capacidade.

Desenvolver um dispositivo que permita o rastreamento de uma aeronave antes do acidente é o objetivo de um grupo de trabalho criado pela Organização da Aviação Civil Interamericana (OACI), da qual o Brasil é signatário.

A necessidade foi identificada após o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, em março de 2014, que transportava 239 pessoas, sinistro que desencadeou uma grande operação de busca marítima e terrestre. Destroços que podem ser do avião desaparecido foram localizados mais de um ano depois, mas sem confirmação conclusiva.

A proposta da OACI é que, a partir de 2021, esteja disponível para as aeronaves esse sistema, que deverá permitir a localização das mesmas dentro de um raio de até seis milhas. O mundo está pesquisando soluções para atender a esses requisitos, e o Brasil estuda meios para fazer uma adaptação no Transmissor Localizador de Emergência (conhecido internacionalmente como ELT – Emergency Locator Transmitter) para criar uma tecnologia com a capacidade requerida.

A coordenação do projeto é do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organismo do Comando da Aeronáutica, e conta com a participação de empresas internacionais, já que o Brasil não fabrica o ELT. Os testes serão feitos em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Observador em ação: a nova tecnologia reduzirá a enorme tarefa de buscar destroços de aeronaves e sobreviventes em extensas áreas como as superfícies marítimas. (Imagem: Força Aérea Brasileira)Observador em ação: a nova tecnologia reduzirá a enorme tarefa de buscar destroços de aeronaves e sobreviventes em extensas áreas como as superfícies marítimas. (Imagem: Força Aérea Brasileira)

Essa tecnologia que está sendo pesquisada é uma adaptação do ELT, sistema acionado no momento do acidente, pelo efeito mecânico do impacto, e transmite o sinal para um dos SPOCs (SAR Points Of Contact), antenas capazes de recebe-lo. Essas antenas pertencem a um dos provedores terrestres COSPAS SARSAT, um sistema que reúne 42 países e organizações.

Uma aeronave pode ter até dois ELTs, entretanto, alguns fatores podem impedir o seu acionamento como, por exemplo, se for danificado durante o choque da aeronave com superfície marítima ou terra firme. Além disso, abaixo da linha d’água as ondas que transmitem o sinal não se propaga. Por essas razões, além da questão da precisão da localização, é que a nova tecnologia, que possivelmente se chamará ELT (DT) (Emergency Locator Transmitter for Distress Tracking), será tão importante para aprimorar as missões de busca e salvamento.

See also
ABIMDE destaca atuação brasileira ao completar agenda na EDEX 2025 By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 09/02/2016
ABIMDE encerra Expodefensa 2025 com novas conexões institucionais By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 09/02/2016
ABIMDE participa da solenidade pelos 72 anos do DCTA em São José dos Campos By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 09/02/2016
ABIMDE inaugura o Espaço Brasil na Expodefensa 2025 By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 09/02/2016
See more
Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2025

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.