ABIMDE
A Atech, empresa do Grupo Embraer, inaugurou nesta semana o Lab.Tech – Laboratório de Simulação, Ensaios e Treinamento, uma nova área dentro das instalações da empresa no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que passa a concentrar as atividades de ensaios, treinamentos e programas de simulação dos sistemas desenvolvidos pela empresa. O evento de inauguração contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas representantes do PAME (Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro) e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
Com o Lab.Tech, a empresa passa a contar também com um ambiente dedicado e específico para a realização das calibrações do módulo AMAN (Arrival Management) do SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional). O SAGITARIO é o sistema desenvolvido e implantado pela Atech no Brasil para operação e controle do tráfego aéreo, estando, hoje, presente em 15 centros de controle de voo.
O AMAN (Arrival Management) é uma ferramenta que utiliza informações de posição das aeronaves derivadas dos sistemas de vigilância ATS, das cartas de navegação aérea e dos planos de voo, a fim de estabelecer a sequência lógica de aproximação das aeronaves para um determinado aeroporto. Essa ferramenta já está sendo utilizada pelo Controle de Aproximação de Curitiba, Brasília e Belo Horizonte como ferramenta para auxílio à tomada de decisão no sequenciamento do trafego aéreo que se destina e está prevista a sua instalação nos Controles de Aproximação do Rio de Janeiro e São Paulo, em 2018.
A ocorrência de eventos técnicos e operacionais, como por exemplo mudanças nos procedimentos de navegação em área, podem exigir calibrações das funcionalidades do módulo AMAN. Isso acontece quando uma nova norma de tráfego aéreo é definida pelos órgãos governamentais, como foi o caso de recente reestruturação da circulação aérea na região sul do país, em vigor desde outubro de 2017, com a implantação da Navegação Baseada em Performance (PBN), propondo melhorias para o usuário do espaço aéreo, tais como o encurtamento das trajetórias, reduzindo o tempo de translado das aeronaves, um menor consumo de combustível e a otimização dos gastos relativos aos voos.
Essa plataforma exclusiva permitirá a realização dos ajustes no Módulo AMAN, testes de calibração e a geração de voos simulados com a participação dos controladores de trafego aéreo dos centros de controle, para assegurar a correta operacionalidade desse módulo, mantendo a performance dentro dos padrões operacionais adotados pelos centros de controle.
O Lab.Tech conta ainda com o Sistema PLATAO (Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional), um sistema de simulação de controle do espaço aéreo, desenvolvido e concluído pela Atech em 2016, em parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira), para capacitar e reciclar os conhecimentos e habilidades dos controladores de tráfego aéreo. O PLATAO é uma plataforma moderna e robusta, que permite a geração de cenários complexos, tais como comunicação por enlace de dados entre controlador e piloto e o rastreamento de aeronaves com novas tecnologias.
Member Service
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900