ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Amorim defende maior cooperação em Defesa entre Brasil, Índia e África do Sul

By Ministério da Defesa. Updated on 01/06/2021 - Published in 11/24/2014

“Nós temos que trabalhar rapidamente para desenvolver os projetos concretos apresentados aqui. É um exemplo muito importante de cooperação Sul-Sul para o mundo e trará benefícios para os nossos países.” As palavras do ministro da Defesa, Celso Amorim, foram proferidas durante o encerramento do 6° Encontro do Grupo de Trabalho Conjunto de Defesa do IBAS – bloco trilateral formado por Índia, Brasil e África do Sul.

Realizado na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro , o encontro terminou na manhã da última quarta-feira (19). O objetivo foi discutir propostas de cooperação militar conjunta em diversos setores, como ciência e tecnologia, além da defesa.

Entre as possibilidades de parceria entre os três países está a execução de competições esportivas, exercícios de operação de paz e de forças especiais, seminários e workshops.

O ministro da Defesa assinou a ata do encontro, juntamente com os representantes das delegações sul-africana e indiana. Também participaram da firma do documento o comandante da ESG, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e o chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa (MD), general Gerson Menandro Garcia de Freitas.

Off-set

Amorim defendeu a flexibilização das regras brasileiras de off-set – processo de contratação onde um dos requisitos é a compensação comercial –, a fim de beneficiar a Índia e a África do Sul. “Poderíamos facilitar isso entre nós. Temos que garantir a compensação e dar preferência às nações do IBAS nas compras na área de defesa. No entanto, sei que nossas leis são complexas”, afirmou.

Sobre o assunto, o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do MD, general Aderico Visconte Pardi Mattioli (foto abaixo), disse aos presentes que o tema consta na ata e será levado em consideração. “A flexibilização das normas é necessária para explorar potencialidades com outros países.”

Cooperação

Ainda em sua palestra de encerramento, o ministro elogiou o trabalho militar realizado na manobra marítima IBSAMAR. A atividade consiste em um exercício de adestramento entre as Marinhas da Índia, do Brasil e da África do Sul.

“Vamos continuar a desenvolver programas como esse. Ele é um exemplo”, disse. E completou: “A confiança recíproca entre nós vai possibilitar, cada vez mais, o desenvolvimento de projetos conjuntos”. O próximo IBSAMAR será em 2016, na Índia.

Amorim citou, ainda, dois exemplos de cooperação do Brasil com os países do bloco IBAS. Um deles é o desenvolvimento, junto com a África do Sul, do míssil Ar-Ar de quinta geração A-Darter.

Em relação à Índia, destacou a integração de radares da nação-amiga à aeronave brasileira Embraer EMB-145. “Houve a tentativa de venda desses aviões com a plataforma indiana. Isso pode se tornar um projeto conjunto mais para frente”, explicou.

Segundo o ministro da Defesa, é fundamental que ações dessa natureza sejam apresentadas ao exterior. “Podemos desenvolver muitas coisas em parceria com os demais países.”

Sobre o grupo IBAS

Em 2014, o grupo IBAS completa mais de uma década de existência. Ele foi formalmente instituído em 2003, em Brasília (DF). No evento, Amorim destacou sua participação na criação do fórum e disse estar “contente de ver, como padrinho do projeto, que ele tenha se desenvolvido tanto”.

“O Brasil tem muitas semelhanças com a África do Sul e a Índia, em termos econômicos, na maneira de exercer a democracia, como na obediência a tratados de não intervenção, nas relações internacionais e até mesmo nas nossas próprias carências e problemas sociais”, falou.

Por fim, o ministro manifestou o interesse de que sejam feitos eventos entre as nações do IBAS com o objetivo de mostrar a experiência brasileira de inserção do tema de defesa na sociedade civil. E sugeriu, ainda, a realização de nova reunião entre ministros.

Projetos

As atividades do encontro do IBAS foram divididas em dois subgrupos: de defesa e de ciência e tecnologia. A apresentação dos resultados do primeiro subgrupo ficou a cargo do subchefe de Assuntos Internacionais do MD, general Décio Luís Schons (foto ao lado).

Ele citou a realização dos Jogos Militares do IBAS, na Índia em 2015 – com competições de futebol e vôlei; do Seminário de Segurança Marítima em 2016 no Brasil e em 2018 na Índia, com revezamento entre países de dois em dois anos; do Seminário de Cooperação em Saúde Militar, na África do Sul, em 2016; além do Workshop de Defesa Cibernética, em 2015 no Brasil.

Já o general Mattioli expôs as iniciativas do subgrupo de ciência e tecnologia. São elas: verificar proposta de criar um grupo virtual para identificar pontos em comum de interesse na área espacial e aeronáutica; utilização de sistema de inteligência com linguagem universal em catalogação; inserção de discussões sobre controle de armas nas próximas reuniões; e assinatura de acordo específico de ciência e tecnologia entre os três países.

See also
ABIMDE destaca atuação brasileira ao completar agenda na EDEX 2025 By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 11/24/2014
ABIMDE encerra Expodefensa 2025 com novas conexões institucionais By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 11/24/2014
ABIMDE participa da solenidade pelos 72 anos do DCTA em São José dos Campos By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 11/24/2014
ABIMDE inaugura o Espaço Brasil na Expodefensa 2025 By ABIMDE Updated on 01/06/2021 - Published in 11/24/2014
See more
Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2025

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.