ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Alinhamento das empresas é fundamental para o futuro da BIDS, afirmam Deputado Luiz Philippe e General Duizit Brito em plenária da ABIMDE

O Deputado Federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança e o General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito, Secretário de Produtos de Defesa (Seprod), participaram da reunião realizada na última sexta-feira, em São José dos Campos
By ABIMDE. Updated on 09/19/2022 - Published in 09/19/2022
See also
General Mattioli palestra para alunos da ESD By ABIMDE Updated on 09/19/2022 - Published in 09/19/2022
ABIMDE chega ao último dia da ISC com estande movimentado By ABIMDE Updated on 09/19/2022 - Published in 09/19/2022
Autoridades e associadas prestigiam ABIMDE em primeiro dia de evento! By ABIMDE Updated on 09/19/2022 - Published in 09/19/2022
See more

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança) realizou sua plenária mensal na última sexta-feira (16), em São José do Campos, com a participação do Deputado Federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança e do General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito, Secretário de Produtos de Defesa (Seprod), do Ministério da Defesa. Ambos falaram sobre as perspectivas para a BID (Base Industrial de Defesa).

Entre os convidados, também estava presente o Diretor-Geral do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

A plenária, em formato híbrido, aconteceu pela primeira vez na sede de uma associada da ABIMDE, a Mac Jee. A iniciativa tem como objetivo aproximar a entidade de suas associadas e fortalecer a integração entre as empresas.

O encontro foi aberto pela CEO da Mac Jee, Alessandra Stefani, que agradeceu o apoio dado pelo Ministério da Defesa e da ABIMDE à Base Industrial de Defesa e Segurança.

 

Perspectivas para a BIDS

 

O Deputado Federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança, que também é membro do Conselho da ABIMDE, falou sobre as perspectivas para a Base Industrial de Defesa e a evolução dos marcos legais. Ele é autor do projeto de lei (PLP 244/20) que estabelece isonomia tributária entre empresas nacionais e internacionais.

O Deputado fez uma breve análise geopolítica com foco na Defesa, evidenciando riscos à soberania nacional e a necessidade de uma política de Estado que garanta investimentos mínimos em Defesa. “O Brasil precisa de projetos estratégicos.”

O General Duizit Brito lembrou que são a Política Nacional (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END), em tramitação no Congresso, os marcos regulatórios que poderão assegurar o futuro da Base Industrial de Defesa. “Nós temos que nos alinhar porque as ameaças que estamos sofrendo são reais. Temos que estar muito bem preparados, trocando informações qualitativas, para fundamentar o trabalho da defesa e impedir ações predatórias [na BIDS] que já estão acontecendo”, disse.

O Secretário apresentou resultados e ações em andamento na Seprod. Lembrou que a indústria de Defesa exportou mais de R$ 1,1 bilhão em 2021, ressaltando que este volume pode aumentar se as empresas aproveitarem melhor as oportunidades ––tributárias, de financiamento, de fomento e de mercado– que já estão disponíveis.

O General ressaltou também a importância das instituições que trabalham pela organização e promoção da BIDS, entre elas, a ABIMDE.

Parcerias e Novas Associadas

O Diretor Executivo da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, fez uma explanação sobre as ações da entidade, destacando o estreitamento de laços com associadas e instituições, como a Rodada de Negócios do Grupo Leonardo realizada em parceria com a ABIMAQ e a agenda de eventos e feiras internacionais.

Na sequência, ele apresentou as novas associadas: AR500 Brasil (Porto Alegre-RS), Athon (Bom Jesus dos Perdões-SP), Bravus (São José dos Campos-SP), Carpo Logistics (Santos-SP), Rifle Ammunition (São Bernardo do Campo-SP), Fratelli (Santa Rosa-RS), Sol Sports (Jaraguá do Sul-SC).

O Presidente Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli, encerrou a plenária destacando o movimento que a entidade tem feito para estreitar relações com outras instituições que congregam indústrias de Defesa e Segurança, como tem sido feito com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil) e a Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), que estavam representadas na plenária.

 

“Queremos fortalecer as parcerias e os comitês temáticos para intensificar ações que visam atender demandas específicas”, disse o Presidente Executivo da ABIMDE.

Ele também agradeceu a Seprod e o Deputado Federal Luiz Philippe pelo empenho em prol da BIDS e a Mac Jee pelo apoio prestado. “Precisamos saber reverberar e redirecionar nossos esforços para aprovação dos projetos viabilizadores no Congresso”, finalizou.

 

 

 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1211 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2022

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.