ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

Ações para acesso a financiamento e Articulação do COMSEG foram destaque na plenária da ABIMDE

Encontro das associadas contou com a participação do Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, diretor do DEPFIN
By ABIMDE. Updated on 11/09/2021 - Published in 11/05/2021
See also
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 11/09/2021 - Published in 11/05/2021
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 11/09/2021 - Published in 11/05/2021
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 11/09/2021 - Published in 11/05/2021
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 11/09/2021 - Published in 11/05/2021
See more

As ações estratégicas implementadas pelo Ministério da Defesa para identificação de oportunidades de financiamentos, investimentos e fomento à BID (Base Industrial de Defesa) foram apresentadas às associadas da ABIMDE pelo Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, diretor do DEPFIN (Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa), durante a plenária realizada na última sexta-feira (29).

Pela segunda vez consecutiva, o encontro mensal da Associação foi realizado de forma híbrida; parte dos membros acompanhou a reunião presencialmente no auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos, e parte por meio de conferência online.

O Major-Brigadeiro Aurélio Silva explicou a estrutura do DEPFIN e como o departamento tem apoiado o desenvolvimento e a sustentabilidade da BID.  Entre as ações destacadas, estão:

  • BNDES:  ampliação da lista de produtos financiáveis para o setor de Defesa em vigor desde o dia 1º de novembro (leia mais aqui)
  • Parceria com a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (leia mais aqui)
  • Parceria com Fiesp e CNI para desenvolvimento do Observatório de Economia e Defesa, visando criar uma base sólida de dados socioeconômicos que poderão subsidiar ações desenvolvidas nas esferas pública e privada
  • Articulação com Fintechs para viabilizar investimentos e financiamentos
  • Articulação para criação de uma Insurtech Defesa, visando customização de Seguro e Garantias para indústrias de Defesa e Segurança
  • Memorando de Entendimento (MoU) em andamento com potenciais parceiros e fundos de investimento estrangeiros, entre eles, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita.
  • Programas e ações para capacitação dos profissionais do setor de Defesa
     

“Estamos trabalhando com foco nestes projetos, estaremos ampliando o leque de possibilidades para atender as demandas da BID, principalmente buscando investimentos, financiamentos e garantias”, disse o diretor do DEPFIN. 

O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, parabenizou o diretor e destacou a importância das ações do DEPFIN para as indústrias de Defesa e Segurança.

“A Base Industrial de Defesa precisa ter mecanismos, apoiados ou não no Estado, que garantam instrumentos de financiamento ao comprador, mesmo aqueles que não necessitam. Sabemos que soluções um pouco mais táticas são importantes para o dia-a-dia, mas a BID precisa realmente de soluções estruturantes [garantidas por lei]”, disse Dr. Gallo.

Após a apresentação, o Major-Brigadeiro Aurélio Silva respondeu a perguntas e ouviu sugestões de associadas sobre acompanhamento dos resultados das ações do DEPFIN, participação da ABIMDE como articuladora regional nos processos junto a Fintechs e outras instituições.
 

COMSEG apresenta focos de trabalho e pede apoio ao PLP 244/2020

O empresário Rogério Beltrão, coordenador do Comitê de Segurança Pública (COMSEG) da ABIMDE, apresentou as ações em desenvolvimento em prol do mercado de Segurança Pública e pediu apoio das associadas e de toda a sociedade para aprovação ao PLP 244/2020. 

Em todo o país, o setor de Segurança Pública possui um contingente operacional de aproximadamente 690 mil homens empregados em proteger a sociedade, nas esferas pública e privada.

De acordo com Beltrão, devido às diversas linhas de fornecimento e enorme gama de produtos e serviços, as discussões com as Forças de Segurança precisam ser segmentadas. Elas envolvem órgãos federais, forças de seguranças municipais,  colegiados e conselhos nas diversas esferas de atuação das Forças de Segurança e da Justiça, entre outras unidades.

Os focos iniciais de discussão do COMSEG da ABIMDE são:

  • Armas e munições
  • Viaturas operacionais 
  • Tecnologias não letais
  • Videomonitoramento e drones
  • Comunicação e Inteligência eletrônica
  • Uniformes e aprestos
  • Intendência e apoio logístico
  • Treinamento e normatização de processos 

 

PLP 244/2020

Rogério Beltrão destacou a necessidade do fortalecimento do apoio político ao PLP 244/2020, que concede isonomia tributária à indústria nacional para aquisições de produtos e serviços efetuadas pelas Forças de Defesa e Segurança Pública no Brasil. O projeto de lei se encontra hoje na Comissão de Finanças e Tributação e tramita em rito de urgência.

Entre os benefícios que a isonomia tributária devem gerar estão manutenção e ampliação de emprego e investimentos no Brasil, aumento da capacidade de investimento com mesmo orçamento e benefícios diretos para todos os entes federativos na área de Segurança Pública.

Beltrão destacou que a ABIMDE já está fazendo a articulação política --buscando interlocução e apoio de todas as Forças de Segurança--  e fornecerá todos os subsídios técnicos necessários para entendimento correto do Projeto de Lei.

“O PLP 244 não pode ser uma questão do COMSEG ou da ABIMDE, mas deve ser uma questão da sociedade brasileira, que deve dar o seu apoio político. Empresas estrangeiras hoje fornecem equipamentos ao Brasil sem pagar impostos, enquanto a indústria nacional é obrigada a suportar uma pesada carga tributária. O PLP 244  traz esse condão de equilíbrio concorrencial, permitindo que a Indústria Nacional dispute no mercado interno de maneira mais eficaz e justa”, disse Beltrão. 

Ele finalizou a apresentação convidando as associadas a participarem do COMSEG, visando fortalecer a atuação do comitê e efetivamente gerar resultados com suas propostas e ações para a indústria de Segurança Pública.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail comseg@abimde.org.br.


Assuntos diversos: eleições da ABIMDE, Missão ao Oriente Médio, Revisão da NR-9 do Ministério Trabalho, Eventos e OCP

 

  • Resultado do processo eleitoral dos membros para os Conselhos Diretor e Fiscal da ABIMDE, para triênio 2022-2024 (leia mais aqui)
  • Dr. Roberto Gallo falou sobre a possibilidade de uma Missão Presidencial ao Oriente Médio prevista (ainda não confirmada) durante a Dubai Air Show (de 14 a 18 de novembro). As empresas que participarão da feira interessadas em participar das atividades da missão devem contatar a ABIMDE pelo e-mail abimde@abimde.org.br.
  • Coronel Lemos falou sobre a criação de um Grupo de Trabalho --constituído por 14 empresas-- para discutir a Revisão de normas de segurança no trabalho, cujas portarias publicadas em outubro abrangem produção e manuseio de explosivos (leia mais aqui e aqui). Ele também destacou o papel da ABIMDE como OCP (Organismo Certificador de Produtos Controlados).


 

Conheça as novas associadas apresentadas ao final da plenária:

- BIDS.Br - Banco Inteligente de Defesa e Segurança do Brasil
Informações:
https://abimde.org.br/pt-br/associado/associadas/banco-inteligente-de-defesa-e-seguranca-do-brasil-ltda/

- Inbraterrestre Indústria e Comércio de Materiais de Segurança
Informações:
https://abimde.org.br/pt-br/associado/associadas/inbraterrestre-industria-e-comercio-de-materiais-de-seguranca-ltda/

- PoliDesign Indústria e Comércio
Informações:
https://abimde.org.br/pt-br/associado/associadas/polidesign-industria-e-comercio-ltda/


 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.