ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

ABIMDE se torna Organismo de Certificação de Produtos de Defesa e Segurança

 Trata-se de uma grande vitória para Base Industrial de Defesa e Segurança, que terá processos otimizados para lançamentos de novos produtos, potencializando a competitividade no mercado
By ABIMDE. Updated on 06/30/2021 - Published in 06/24/2021
See also
Congresso Nacional de ESG By Congresso ESG Updated on 06/30/2021 - Published in 06/24/2021
ABIMDE marca presença no 1º Seminário Nacional Economia de Defesa By ABIMDE Updated on 06/30/2021 - Published in 06/24/2021
#SomosABIMDE: Conheça a Akaer By ABIMDE Updated on 06/30/2021 - Published in 06/24/2021
Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024 By ABIMDE Updated on 06/30/2021 - Published in 06/24/2021
See more

A ABIMDE se tornou oficialmente um Organismo de Certificação de Produtos (OCP), acreditando-se dessa forma a certificar Produtos Controlados pelo Exército (PCE). A partir de agora todo o fluxo de certificação dos produtos poderá ser feito pela Entidade. “Esse é um presente para a Base Industrial de Defesa e Segurança, que passa a contar com uma opção de prazos reduzidos e previsíveis, além de custos acessíveis”, ressalta o presidente da associação, Dr. Roberto Gallo

O processo realizado pela ABIMDE, para se tornar um OCP, levou quatro meses, bem abaixo do tempo médio, que oscila entre 7 a 8 meses. Além disso, o processo foi concluído sem nenhuma não-conformidade.

“Este feito coloca a ABIMDE em um novo ambiente regulatório. Esse passo é possível graças às novas regulamentações lançadas pelo Exército e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública”, analisa o diretor técnico da entidade, Coronel Armando Lemos. “Isto vai agilizar o lançamento de novos produtos no mercado reduzindo os prazos e aumentando a competitividade da indústria”.

Entre os PCEs que poderão ser certificados pela ABIMDE estão armas de fogo, munições, coletes e capacetes balísticos, blindagens automotivas, armas e munições menos letais, espargidores de pimenta, explosivos e pirotécnicos.

Foi em março deste ano, que o INMETRO iniciou o programa para acreditar OCPs para Produtos Controlados pelo Exército (PCE).

“A intenção do programa de acreditação da certificação de produtos controlados pelo Exército é trazer dinamismo para este mercado. Frente ao crescimento desta demanda ao longo dos anos, alguns fabricantes encontravam dificuldade em acessar o mercado brasileiro pela capacidade limitada de aprovação de seus produtos pelo Exército”, analisa Maurício Pereira, chefe da Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação e Verificação (DICOR) do INMETRO.

O selo Inmetro é um símbolo de qualidade para qualquer produto, pois demonstra que ele foi testado, aprovado e segue todas as especificações necessárias. Ou seja, os produtos que apresentam o selo têm a qualidade comprovada e fornecem a segurança ideal aos consumidores.

A certificação de produtos controlados é compulsória. Um fabricante ou importador que não tiver o produto certificado não poderá comercializá-lo.

A partir de setembro de 2022 todos os PCE importados terão que ser certificados, seguindo as mesmas normas aplicadas aos produtos nacionais. Isto sempre foi um reclamo da indústria nacional e motivo de diversas propostas da ABIMDE aos órgãos governamentais. O novo ambiente regulatório trará isonomia de tratamento dos produtos nacionais com os produtos importados e que foi possível com o apoio e atuação diligente da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa.

A ABIMDE com seu corpo técnico altamente qualificado e trazendo todo o conhecimento e prestígio acumulado nos seus mais de 36 anos de existência poderá fornecer o selo de conformidade de produtos ao mercado de Defesa e Segurança, agregando confiabilidade e mais valor aos produtos nacionais.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.