ABIMDE
A participação da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) na AUSA Annual Meeting & Exposition 2024 (do inglês, Association of the U.S. Army), de 14 a 16 de outubro, no Walter E. Washington Convention Center, em Washington, D.C., reafirmou o seu compromisso em promover a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) em âmbito internacional.
O evento, considerado o maior encontro de fornecedores do Exército Norte-Americano, reuniu mais de 33 mil participantes, 700 expositores e promoveu 150 painéis de discussão, abordando os desafios e avanços necessários para a modernização das forças armadas no contexto de um mundo cada vez mais complexo.
Com o lema "Transforming for a Complex World" (Transformando-se para um Mundo Complexo), a AUSA 2024 destacou a urgência de adaptação das forças terrestres frente às ameaças crescentes e ao impacto das novas tecnologias na guerra moderna.
A ABIMDE, representada por seu Diretor-Executivo, Coronel Armando Lemos, acompanhou a comitiva da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa, liderada pelo Diretor de Promoção Comercial, o Contra-Almirante Neyder Camillo de Barros, com integrantes da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. O objetivo foi prospectar novas oportunidades no competitivo mercado de defesa norte-americano, para firmar parcerias comerciais e técnicas que possam beneficiar a BIDS brasileira.
Empresas associadas da ABIMDE, como Simtech, CBC e M&K Logística, estiveram presentes de forma independente, reforçando o potencial brasileiro na promoção de produtos e serviços de defesa.
A participação da SEPROD na AUSA incluiu uma série de reuniões bilaterais. A iminente assinatura do Acordo Recíproco de Aquisição de Defesa com os Estados Unidos ampliou significativamente as possibilidades de cooperação. Este acordo deverá abrir novas oportunidades para empresas brasileiras, proporcionando acesso a um mercado de defesa que movimenta cerca de 900 bilhões de dólares por ano.
Uma importante iniciativa da ABIMDE foi a solicitação formal para a inclusão do Brasil na fila de reservas para um pavilhão próprio na AUSA 2025. Essa participação, prevista para o próximo ano, tem a intenção de consolidar ainda mais a presença das empresas brasileiras no cenário internacional, reforçando a cooperação técnico-industrial entre Brasil e Estados Unidos.