ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

ABIMDE poderá certificar produtos controlados em 2021

By ABIMDE. Updated on 02/12/2021 - Published in 02/12/2021
See also
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 02/12/2021 - Published in 02/12/2021
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 02/12/2021 - Published in 02/12/2021
Congresso Nacional de ESG By Congresso ESG Updated on 02/12/2021 - Published in 02/12/2021
See more

A ABIMDE segue atuando em prol da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) promovendo novas ações visando a competitividade das empresas no mercado nacional e também no cenário externo. A entidade avançou no processo para se tornar um Organismo Certificação de Produtos (OCP), podendo assim certificar Produtos Controlados pelo Exército (PCE). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (12), durante plenária mensal mediada pelo presidente executivo, Almirante Rodrigo Hônkis.

No evento, realizado mais uma vez de forma virtual devido às restrições impostas pelo Coronavírus, foi informado às associadas o processo para que a ABIMDE se torne uma OCP. A entidade passou pela validação da primeira remessa de documentos e a previsão é que todas as etapas sejam concluídas e em maio deste ano já esteja operando.

“Em breve, a ABIMDE estará certificando produtos controlados, se inserindo em um novo ambiente regulatório”, comemora o diretor técnico da ABIMDE, Coronel Armando Lemos. Ele explica que esse passo será possível graças à novas regulamentações lançadas pelo Exército e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Isto vai agilizar o lançamento de novos produtos no mercado reduzindo os prazos e aumentar a competitividade da indústria nacional”.

Lemos explica que esse novo trâmite de certificação colocará os produtos fabricados pelas empresas nacionais no mesmo patamar de exigência dos internacionais. “Isto nos aproxima da isonomia de tratamento em relação ao produto importado”, afirma.

Durante a plenária, o consultor Fábio Sianga informou sobre como funciona o ambiente regulatório e quais as mudanças recentes que foram implantadas. A aprovação da ABIMDE como OCP vai coloca-la em um novo patamar na defesa da indústria nacional”, afirmou.

Outro assunto comentado na plenária foi a instauração do Comitê de Segurança Sanitária (CSS), criada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO). As empresas da ABIMDE que integram o CSS são Cristanini do Brasil, Cecil e Atrasorb. Os interessados em participar devem enviar e-mail para abimde@abimde.com.br.

Ao final, foram apresentadas as novas empresas associadas à ABIMDE: Albatross Indústria Aeronáutica e Tecno Crata Engenharia (ambas de São José dos Campos-SP) e Eco Mach Tech do Brasil (Joinville-SC).

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.