ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

ABIMDE participa do II Encontro Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação

A base industrial de defesa e segurança esteve representada neste importante evento
By ABIMDE. Updated on 11/15/2023 - Published in 11/15/2023
See also
#SomosABIMDE: Conheça a Akaer By ABIMDE Updated on 11/15/2023 - Published in 11/15/2023
Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024 By ABIMDE Updated on 11/15/2023 - Published in 11/15/2023
ABIMDE comemora sucesso em sua participação na LAAD Security & Defense By ABIMDE Updated on 11/15/2023 - Published in 11/15/2023
#SomosABIMDE: Conheça a SOL By ABIMDE Updated on 11/15/2023 - Published in 11/15/2023
See more

Nesta segunda-feira (13/11), teve início o II Encontro Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, evento organizado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) e pelo Comando da 10ª Região Militar, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza.

O objetivo do evento foi o de contribuir para a construção de parcerias de longo prazo entre instituições do governo, academia e setor produtivo, priorizando a Região Nordeste, promovendo integração, inovação, planejamento estratégico, fortalecimento da Defesa Nacional e desenvolvimento socioeconômico sustentável.

A abertura do evento contou com os discursos do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, e do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante (foto abaixo).

Grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Descrição gerada automaticamente 

“O evento destaca a importância e a renovação da matriz energética do Brasil. Além disso, reconheço o desafio de coordenar diversos participantes e agradeço a todos que aceitaram nosso convite, incluindo oficiais gerais, representantes do setor produtivo, acadêmicos e palestrantes convidados. A presença de todos enriquece as discussões”, disse o General Vasconcellos.

Homem segurando uma caixa de papelão

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) marcou presença no evento por meio de seu diretor-executivo, coronel Armando Lemos. Como representante da base industrial de defesa e segurança, a ABIMDE mantém diálogos e parcerias com entidades de todo o Brasil.

E, neste evento, em particular, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, entidade de representação do setor industrial cearense, e com o Comando Militar do Nordeste. 

“Em seus 38 anos de atuação, a ABIMDE vem estreitando laços com entidades, governo e academia. A indústria de defesa e segurança traz desenvolvimento para o país, novas tecnologias, geração de emprego. Nosso país é rico em extensão territorial e o Nordeste é uma região de grande importância para o Brasil”, destacou o coronel Lemos.  

O governador Elmano de Freitas compartilhou a importância da inovação e estratégia no Exército para resguardar os interesses do povo brasileiro, em particular no estado do Ceará. “Penso na necessidade urgente de resgatar o pensamento estratégico no Brasil, destacando o papel das instituições, incluindo as Forças Armadas”, afirmou.