ABIMDE
Autoridades civis e militares, lideranças do setor nuclear e representantes do meio acadêmico participaram da cerimônia de comemoração dos 10 anos da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. - AMAZUL nesta quarta-feira, 16 de agosto, na sede da empresa, em São Paulo.
Em seu discurso, o Diretor-Presidente da AMAZUL, Vice-Almirante Newton Costa, destacou as tecnologias desenvolvidas pela empresa dentro do Programa Nuclear da Marinha, Programa de Desenvolvimento de Submarinos e Programa Nuclear Brasileiro.
“Nossos projetos e empreendimentos têm como objetivo final a construção do submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear; a manutenção e o aprimoramento das diversas etapas do ciclo para produção do combustível nuclear; e a conservação e proteção de alimentos utilizando a irradiação, dentre outros”, elencou.
Durante a solenidade foi lançado o livro comemorativo aos 10 anos da AMAZUL, que conta a trajetória da empresa e traz depoimentos de importantes personalidades da Marinha, incluindo o atual Comandante, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
A cerimônia foi concluída com o descerramento da placa alusiva aos 10 anos pelo Diretor-Presidente da AMAZUL e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes.
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança esteve representada por seu presidente-executivo, general Aderico Mattioli. Sobre a comemoração, ele reconheceu que os esforços da AMAZUL em desenvolver tecnologias para o Programa Nuclear Brasileiro têm sido bem-sucedidos.