ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

ABIMDE participa da 8ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Índia

Encontro presidido pelos Ministros das Relações Exteriores do Brasil e da Índia aconteceu em Brasília nesta quarta-feira (24)
By ABIMDE/MRE. Updated on 08/26/2022 - Published in 08/26/2022
See also
General Mattioli palestra para alunos da ESD By ABIMDE Updated on 08/26/2022 - Published in 08/26/2022
ABIMDE chega ao último dia da ISC com estande movimentado By ABIMDE Updated on 08/26/2022 - Published in 08/26/2022
Autoridades e associadas prestigiam ABIMDE em primeiro dia de evento! By ABIMDE Updated on 08/26/2022 - Published in 08/26/2022
See more

O Ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e comitiva foram recebidos em Brasília (DF) pelo Ministro das Relações Exteriores, o chanceler Carlos França, nesta quarta-feira (24). Os dois ministros presidiram a 8ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural Brasil-Índia.

Com a participação de outros ministérios, a Comissão Mista revisou acordos de cooperação bilateral em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); espaço exterior e defesa; bioenergia; saúde; agricultura e pecuária, além de comércio e investimentos.
 


Os ministros das Relações Exteriores Subrahmanyam Jaishankar (Índia) e Carlos França (Brasil)

 

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), representada por seu presidente, Roberto Gallo, participou do encontro. A ABIMDE conta com o apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para aproximação das Bases Industriais de Defesa e Segurança dos dois países.

“Por meio da ABIMDE, a nossa BIDS teve o privilégio de participar deste importante encontro com a comitiva da Índia, que deverá gerar bons resultados para ambos os países. Essa aproximação vai fortalecer ainda mais as nossas relações e poderá abrir caminhos para novas parcerias, negócios e intercâmbio tecnológico”, ressaltou Gallo após o encontro.

Parceria Estratégica

Brasil e Índia são parceiros estratégicos desde 2006. De acordo com dados do MRE, em 2021, o comércio bilateral atingiu US$ 11,5 bilhões e a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil. Entre janeiro e julho de 2022, o intercâmbio entre os dois países alcançou quase US$ 8 bilhões.

Durante o encontro, Subrahmanyam Jaishankar expressou satisfação com os investimentos brasileiros em segmentos de produtos de defesa, serviços e equipamentos de TI, maquinário, energia, autopeças, fintech e equipamentos de saúde, principalmente.

 Ambos os lados expressaram satisfação com os recentes progressos na cooperação bilateral na produção de etanol, pecuária leiteira e espaço exterior. Também expressaram firme propósito de intensificar a cooperação em ciência e tecnologia, defesa e áreas relacionadas à saúde. Nesse contexto, o lado brasileiro agradeceu ao governo da Índia pelo fornecimento de vacinas contra a COVID-19 durante a pandemia. 

Os dois lados também saudaram a visita da fragata INS Tarkash ao Brasil, que contribuiu para fortalecer os laços no setor de defesa.


 

ONU, IBAS e BRICS

Em nota, o MRE divulgou que os dois ministros ainda ressaltaram a estreita coordenação entre o Brasil e a Índia no Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2022, quando ambos os países coincidem como membros eleitos. Eles também reafirmaram a necessidade urgente de uma reforma abrangente do Conselho de Segurança, especialmente sua expansão nas categorias permanente e não permanente, para torná-lo mais representativo, eficaz e com maior capacidade de resposta aos desafios contemporâneos à paz e segurança internacionais.

Eles concordaram ainda em dar um novo impulso ao IBAS, que congrega Índia, Brasil e África do Sul, três grandes sociedades democráticas, plurais e multiétnicas de três continentes, em favor dos interesses do mundo em desenvolvimento e da cooperação Sul-Sul. Ambos os Ministros também saudaram a cooperação no âmbito do BRICS, que tem gerado resultados significativos para ambos os países desde sua criação.

Ao final, os ministros congratularam-se pelo 75º Aniversário da Independência da Índia (15 de agosto) e pelo Bicentenário da Independência do Brasil (7 de setembro), por conta da proximidade das datas importantes para os dois países. Nesta ocasião, um selo comemorativo especial foi lançado pelos Correios para marcar os 75 anos de independência da Índia.

A próxima Reunião da Comissão Mista será realizada na Índia, em 2024, em data a ser agendada.

Após passar pelo MRE, o Ministro da Índia também foi recebido pelo presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, e concluiu sua visita com uma palestra no Instituto Rio Branco.



 


 

 

 




Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1211 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2022

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.