ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

ABIMDE marca presença no 1º Seminário Nacional Economia de Defesa

O projeto de economia de defesa tem o objetivo de analisar a economia de defesa a partir da realidade brasileira
By ABIMDE. Updated on 04/16/2024 - Published in 04/16/2024
See also
Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos By ABIMDE Updated on 04/16/2024 - Published in 04/16/2024
#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems By ABIMDE Updated on 04/16/2024 - Published in 04/16/2024
Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE By ABIMDE Updated on 04/16/2024 - Published in 04/16/2024
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 04/16/2024 - Published in 04/16/2024
See more

Na última quarta-feira, foi realizado o 1º Seminário Nacional Economia de Defesa (SENED), no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo. O evento reuniu instituições de ensino superior e representantes do setor.  A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) foi apoiadora oficial do evento e teve participação no seminário presencial.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles; do Diretor do Instituto de Economia da instituição, Dr. Célio Hiratuka; do presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo; e do coordenador do projeto Pró-Defesa IV da Unicamp, Dr. Marcos José Barbieri Ferreira.

 

Pessoas com instrumentos musicais e microfone em cima de mesa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

Durante a seminário, discutiu-se a importância da defesa nacional e da indústria de defesa no contexto global e brasileiro. Foi mencionado o papel do Estado no desenvolvimento de tecnologias fundamentais, como as que estão presentes em dispositivos como os smartphones, e a importância da área de defesa na busca por avanços tecnológicos e inovação. 

O Dr. Barbieri falou sobre o projeto de economia de defesa, destacando sua natureza colaborativa entre seis instituições e a extensão do projeto devido à pandemia. O objetivo do projeto é analisar a economia de defesa a partir da realidade brasileira e de um país em desenvolvimento, aplicando conceitos econômicos para entender essa realidade.

A seguir, o Dr .Gallo falou sobre a necessidade de uma indústria de defesa nacional, que não pode depender de tecnologia estrangeira para defesa, sendo isso evidenciado por exemplos históricos como a Guerra das Malvinas e a situação atual na Ucrânia. A coordenação de pensamentos estratégicos e ações em prol de objetivos nacionais foi considerada essencial.

O reitor da Unicamp expressou seu desejo de retomar o papel da universidade na discussão de questões estratégicas nacionais e destacou a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e industrial do país. Ele citou exemplos de sucesso em biotecnologia e na indústria sucroalcooleira como evidência do potencial brasileiro em desenvolvimento autônomo de ciência e tecnologia. A pandemia e a guerra na Ucrânia foram mencionadas como eventos que reforçam a necessidade de um país estar preparado para se defender e, neste sentido, ter uma indústria de defesa moderna e robusta é essencial.

A palestra de abertura foi realizada pelo Professor de Economia da Defesa da Universidad Complutense de Madrid (UCM), Dr. Antonio Fonfría da Mesa. Em sua apresentação o professor abordou a economia de defesa, enfocando na demanda e oferta do setor, além de trazer exemplos da Espanha e da Europa. Ele discutiu a importância de políticas econômicas e acordos internacionais para o desenvolvimento da indústria de defesa. 

Orçamento de Defesa

Durante o seminário foram discutidos diversos aspectos do orçamento de defesa, com foco na importância de se pensar estrategicamente sobre a aplicação dos recursos e a capacidade de defesa que eles criam para o Estado Nacional. O evento contou com a participação de especialistas na área, que abordaram temas como a importância do evento para difusão do conhecimento, a relevância da economia de defesa para os estados modernos, e a necessidade de reflexão e estudo sobre o assunto, dada sua complexidade e as particularidades de cada país.

A professora Patrícia Matos, da Universidade da Força Aérea, discutiu a estrutura do orçamento de defesa brasileiro, altamente concentrada em despesas com pessoal, e as dificuldades de modificar essa situação. Ela também abordou a questão do efetivo militar e comparou com outros países, indicando que o Brasil não tem um efetivo desproporcional em relação à sua população.

Patrícia mencionou a proposta de emenda constitucional para aumentar o orçamento de defesa para 2% do PIB e a necessidade de regulamentação clara para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira estratégica, em uma política industrial que vise a autonomia tecnológica e o robustecimento da capacidade produtiva.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Luiz Felipe Gesteira, falou sobre a relação entre orçamento de defesa e desenvolvimento industrial e tecnológico, destacando a importância da base industrial de defesa para a estabilidade política do Brasil. Ele também abordou a tendência de queda do orçamento de defesa brasileiro e a preocupação com essa diminuição, especialmente em comparação com o padrão mundial.

O Professor da Escola Superior de Defesa (ESD), Dr. Peterson Ferreira da Silva, discutiu os gastos militares dos países da OTAN, enfatizando que a meta de gastar 2% do PIB em defesa é um objetivo, e não uma realidade para todos os países membros. Ele ressaltou a importância de investir em tecnologia para manter a capacidade de defesa e apresentou dados sobre a distribuição dos gastos militares entre pessoal, equipamento e operações.

Ao final, foi destacada a necessidade de um pensamento estratégico para orientar as ações do Estado na defesa e a importância da sociedade em participar desse debate, definindo as prioridades para a segurança nacional. A discussão apontou para a necessidade de um pacto social que garanta uma visão de longo prazo para os gastos em defesa, evitando oscilações que comprometam a capacidade das Forças Armadas e da indústria de defesa.

Base Industrial de Defesa

No período da tarde, a segunda mesa de discussão teve como tema: a Base Industrial de Defesa (BID), com a coordenação do Dr. Marcos Barbieri, da Unicamp e a presença do Dr. Roberto Gallo (ABIMDE), do Dr. Thiago Caliari (ITA) e da Dra. Erika Cristina Barbosa de Almeida Ribeiro (Escola Naval). Durante o encontro, a BID foi abordada tanto pela perspectiva da demanda quanto da oferta, e a inovação foi apontada como um elemento que permeia todo o processo.

O Dr. Roberto Gallo, que tem vasta experiência em criptografia, defesa cibernética e inteligência, foi apresentado como o primeiro debatedor. Ele possui mestrado e doutorado em Ciências da Computação pela Unicamp e mais de uma dezena de artigos publicados sobre o tema. É o fundador e diretor-geral da Kryptus S.A. e presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Em sua apresentação, o Dr. Gallo destacou a capacidade da BID brasileira, composta por cerca de 1.500 empresas, incluindo fornecedores diretos e colaterais, mas explicou que o "núcleo duro" da defesa é significativamente menor, com cerca de 150 a 200 empresas. A ABIMDE congrega a maioria dessas empresas e representa 98% do PIB exportador de defesa do país. Ele mencionou a importância das exportações para a indústria de defesa, que superam as compras do Estado brasileiro, e a necessidade de manter e inovar a capacidade produtiva nacional.

O presidente da ABIMDE também abordou a questão dos programas estratégicos de defesa e a situação crítica de pequenas e médias empresas que enfrentam riscos de falência devido à drástica redução e falta de previsibilidade do orçamento de defesa e à ausência de novos programas nos últimos anos. Ele enfatizou a relevância de algumas empresas para a estratégia nacional e a necessidade de uma política pública mais inteligente para manter a capacidade produtiva.

Na sequência, o Dr. Tiago Caliari, com experiência em economia industrial e políticas públicas, apresentou uma metodologia para avaliação de políticas públicas baseada em complexidade econômica e estrutura de redes. A metodologia visa identificar setores com potencial de transbordamento de conhecimento e valor agregado, sugerindo uma direção para políticas industriais. Caliari aplicou essa técnica aos dados de compras do Ministério da Defesa, identificando sinergias industriais relevantes para a BID.

A Dra. Érica Cristina Barbosa de Almeida Ribeiro discutiu a aplicação de teorias e ferramentas da economia regional para identificar clusters industriais relacionados à BID. Utilizando dados de emprego formal de 2020, ela identificou municípios especializados em setores industriais relacionados com defesa como fabricação de aeronaves e embarcações. Érica sugeriu que os resultados poderiam subsidiar políticas públicas locais e nacionais para impulsionar a economia a partir da indústria de defesa.

Ciência, Tecnologia e Defesa

Os produtos de defesa, particularmente os de caráter estratégicos, são caracterizados pelo elevado nível de sofisticação tecnológica. Desta maneira, a terceira e última mesa avançou na discussão da temática da Ciência e Tecnologia na Defesa, tendo como coordenador o Dr. William de Sousa Moreira (EGN) e como debatedores, o Dr. Mariano Laplane (UNICAMP), o Ms. William Rospendowski (FINEP) e o Dr. Augusto Abreu de Moura (EGN/UFF).

O Ms. William Rospendowski, superintendente da área de inovação da Finep, que engloba os setores Aeroespacial, Defesa e Segurança, foi o primeiro debatedor da mesa. Ele iniciou, apresentando as particularidades do setor de defesa, enfatizando a importância das inovações geradas por este setor para promoção do desenvolvimento tecnológico de toda estrutura produtiva. Na sequência, avançou para discussão da importância da FINEP para o financiamento dos projetos estratégicos de defesa, detalhando as especificidades da última chamada realizada para os setores de defesa e aeroespacial. 

Posteriormente, o Dr. Augusto Abreu de Moura, professor aposentado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN, atualmente, pesquisador colaborador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil (CEPE-MB) fez sua apresentação. Ele mostrou um estudo que compara as principais políticas científicas, tecnológicas e industriais voltadas ao desenvolvimento de tecnologias duais (civis e militares), que foram e estão sendo implementadas pelo Brasil e pelas principais potências mundiais.

Por sua vez, o Dr. Mariano Laplane, professor do Instituto de Economia da UNICAMP e ex-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CGEE), em Brasília, realizou uma ampla análise do contexto geopolítico atual e dos desafios e possibilidades nos quais o Brasil está inserido. Nesta análise, ele chamou a atenção para a necessidade das políticas públicas serem arrojadas e, ao mesmo tempo, não estarem descoladas da realidade.

Ao final do evento, o coordenador geral do projeto Pró-Defesa IV, Dr. Marcos José Barbieri Ferreira, realizou os agradecimentos, destacando a importância do apoio institucional da ABIMDE para a realização do 1º Seminário Nacional Economia de Defesa.

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.