ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

ABIMDE faz visita institucional ao CINDACTA IV, em Manaus

Organização militar exerce importância estratégica do controle de tráfego aéreo na Amazônia
By ABIMDE. Updated on 10/04/2024 - Published in 10/04/2024

No dia 24 de setembro, o Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), General Aderico Mattioli, e a Advogada e Assessora Especial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Evellyn Caroline Cavalcante, visitaram o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus. Eles foram recepcionados pelo Comandante da organização militar, Brigadeiro do Ar Jorge Mauricio Motta.

A visita teve como objetivo fortalecer os laços entre a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) e as instituições responsáveis pela proteção e monitoramento do espaço aéreo brasileiro, especialmente na região amazônica, considerada estratégica para a soberania nacional.

Na ocasião, eles conheceram de perto as instalações e as atividades operacionais do CINDACTA IV, responsável por gerenciar o tráfego aéreo, a defesa aérea, a meteorologia aeronáutica, além de oferecer serviços de busca e salvamento (SAR) em uma área que cobre 60% do território nacional. 

Grupo de pessoas em pé ao redor de uma mesa

Descrição gerada automaticamente

Um dos destaques do encontro foi o ARCC-AZ, Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico, que desempenha um papel vital na coordenação das operações de busca e salvamento na área sob sua responsabilidade. O ARCC-AZ integra o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR), que atua de forma sistêmica com outros ARCCs para garantir uma resposta rápida e eficaz em casos de emergência.

A assessora da ABDI, Caroline Cavalcante, ficou impressionada com o trabalho realizado. “É incrível ver de perto como ocorre, de fato, o monitoramento e o controle do espaço aéreo brasileiro, especialmente sobre uma área tão vasta e complexa como a região Norte, que inclui a Floresta Amazônica. Sem dúvida, o sentimento que tive foi de estar diante de um Centro que é peça-chave na manutenção da nossa soberania e no cuidado com uma região tão importante para o Brasil”, destacou.

O CINDACTA IV cobre uma área de 5,2 milhões de quilômetros quadrados, incluindo os estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão. Suas operações garantem a segurança de mais de 300 mil movimentos aéreos anuais, contribuindo diretamente para a proteção e o controle do espaço aéreo em uma das regiões mais remotas e de difícil acesso do país.

O General Mattioli também destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo CINDACTA IV para a manutenção da soberania nacional. "A integração entre a BIDS e as instituições de defesa e controle aéreo é essencial para garantir a segurança e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a defesa do país", afirmou Mattioli, reforçando o compromisso da ABIMDE em apoiar e promover inovações que beneficiem a capacidade operacional das Forças Armadas.

"Agradeço ao Brigadeiro Maurício e a toda a equipe do CINDACTA IV pela recepção e pela oportunidade de conhecer de perto o trabalho exemplar que realizam. A visita nos permitiu reforçar a importância da colaboração entre a Base Industrial de Defesa e o sistema de controle de tráfego aéreo, garantindo que continuemos a desenvolver soluções que contribuam para a proteção e soberania do Brasil", concluiu o oficial-general. 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.