ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

8ª Mostra BID Brasil destaca liderança feminina no painel sobre Desafios e Oportunidades da BIDS no Brasil

As perspectivas para a Base Industrial de Defesa e Segurança foram o tema central do debate
By ABIMDE. Updated on 12/08/2024 - Published in 12/05/2024
See also
ABIMDE prestigia lançamento do 2º Relatório de Sustentabilidade da Taurus By ABIMDE Updated on 12/08/2024 - Published in 12/05/2024
ABIMDE participa de celebração pelos 45 anos da Abendi By ABIMDE Updated on 12/08/2024 - Published in 12/05/2024
ABIMDE recebe delegação eslovaca em sua sede, em São Paulo By ABIMDE Updated on 12/08/2024 - Published in 12/05/2024
8ª Mostra BID Brasil: um marco para a indústria de Defesa e Segurança By ABIMDE Updated on 12/08/2024 - Published in 12/05/2024
See more

No dia 4 de dezembro de 2024, às 10 horas, foi realizado o painel “BIDS: Desafios e Oportunidades para o Brasil”, no qual seis mulheres, representantes de diferentes áreas da sociedade e do poder público, discutiram as perspectivas para a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira. O evento teve como moderadora Heloisa Regina Guimarães de Menezes, Professora Convidada da Fundação Dom Cabral, que conduziu as discussões com uma visão crítica e aprofundada dos desafios enfrentados pelo setor.

Perpétua Almeida, Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, foi uma das principais vozes do painel. Ela abordou o trabalho desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) no fortalecimento da BIDS, destacando a importância da base de defesa como prioridade dentro da Nova Indústria Brasil (item 6 da NIB). Perpétua enfatizou as iniciativas da ABDI voltadas ao desenvolvimento de projetos estratégicos para captar fomento e impulsionar a industrialização sustentável no Brasil.

A advogada Talita Zanelato, membro-líder do Comitê de Segurança Pública da ABIMDE, também trouxe como desafio vivenciado pelo setor a ausência de isonomia entre empresas nacionais e estrangeiras nas compras públicas governamentais, devido à falta de uma regra clara de equiparação de preços entre propostas nacionais e estrangeiras. Ela apontou como oportunidade a implementação do TLE (Termo de Licitação Especial), que funcionaria como uma proteção às Empresas Estratégicas de Defesa para estimular o desenvolvimento da indústria nacional.

A Dra. Heloisa Campos de Brito, Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia e Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), trouxe sua vasta experiência em segurança pública para a discussão. Ela destacou a necessidade urgente de tecnologias e sistemas de informações voltados para a segurança pública, para otimizar o trabalho das forças policiais nas investigações e de combate ao crime organizado, ressaltando a grande demanda existente e pouco efetivo de policiais. A Dra. Heloisa sugeriu um programa de cooperação para desenvolvimento de inovação tecnológica focado na segurança pública entre indústria, academia e poder público.

Sueli Sampaio Damin Custódio, professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), abordou o papel da academia no desenvolvimento de tecnologias para a BIDS. Ela explicou como as instituições acadêmicas podem contribuir para o avanço dos projetos, com ênfase na importância da normatização e na avaliação estatística para aprimorar os processos de inovação. Sueli ressaltou a necessidade de uma maior integração entre a academia e o setor industrial para melhorar a competitividade e o impacto dos projetos de defesa.

Gulce Yigit, Diretora Industrial da AEQ Aliança Eletroquímica Ltda., compartilhou sua experiência no setor no âmbito internacional para as BIDS. Ela destacou a boa reputação do Brasil como fornecedor de defesa devido à sua neutralidade geopolítica, mas apontou que a burocracia no processo de exportação, especialmente no que se refere ao regime de drawback (regime aduaneiro especial utilizado no comércio internacional), representa um obstáculo. Gulce sugeriu a ampliação do prazo de dois anos para projetos de defesa, que muitas vezes exigem prazos mais longos para serem concluídos com sucesso.

Ao final, a moderação de Heloisa Regina Guimarães de Menezes permitiu que as painelistas refletissem sobre a importância de ações integradas entre o governo, a indústria, a academia e as forças de segurança para o avanço da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. O evento destacou o papel crescente das mulheres nas esferas decisórias, refletindo a diversidade de perspectivas necessárias para o enfrentamento dos desafios e a exploração das oportunidades do setor.
 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.