ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

20ª Repid discute como ampliar capacidade das Forças Armadas e fortalecer a BID

O Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no Rio de Janeiro, sedia o evento
By Caiafa Master. Updated on 07/13/2022 - Published in 07/13/2022
See also
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas By ABIMDE Updated on 07/13/2022 - Published in 07/13/2022
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária By ABIMDE Updated on 07/13/2022 - Published in 07/13/2022
Congresso Nacional de ESG By Congresso ESG Updated on 07/13/2022 - Published in 07/13/2022
See more

A gestão de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) empregáveis pelas Forças Armadas é tema da 20ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (Repid), que começou na segunda-feira (11) e termina hoje (13). O Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no Rio de Janeiro (RJ), sedia o evento, que tem como escopo debater meios para ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a BID (Base Industrial de Defesa).

Na ocasião, debateram-se, especialmente, as ações da parceria entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que buscam soluções científico-tecnológicas e inovações para relacionados à Defesa e ao desenvolvimento nacional.

Além disso, autoridades da Defesa atualizaram-se sobre a situação e a evolução de projetos em andamento. Eles também avaliaram novos projetos e compartilhamento informações, experiências, lições aprendidas e conhecimento entre as diferentes instituições de CT&I militares.

Projetos apresentados na 20ª Repid

Três projetos, um de cada Força, foram apresentados para fazer parte da Carteira de Projetos da REPTID. O da Marinha é o Criptoken, que permite a comunicação segura entre as organizações militares das forças singulares e em operações conjuntas. O do Exército é o Centro de Manufatura Aditiva, que visa o desenvolvimento de insumos nacionais para manufatura aditiva e procedimento de configuração de equipamentos de manufatura aditiva. O projeto da Força Aérea é o Desenvolvimento de ferramentas avançadas de Apoio a decisão em tempo real para ensaios em voo (FAEV).

O Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) e Presidente da Repid, Marcos Rosas Degaut Pontes, abriu oficialmente a reunião. Em discurso, ele salientou que o Ministério da Defesa busca, continuamente, incrementar a autonomia, a inovação e a prontidão tecnológica das Forças Armadas. Além disso, ele afirmou que a Pasta almeja contribuir com o desenvolvimento científico-tecnológico nacional, com a geração de emprego e renda, com o desenvolvimento socioeconômico do País e com o incremento da projeção geopolítica do Brasil nos cenários regional e internacional.

A Repid

A Repid ocorre anualmente, sob coordenação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD). Conta com a participação de autoridades do MD, bem como das Forças Singulares e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A organização da Repid é feita por rodízio pelas três Forças Singulares. Prevê-se que a próxima edição seja sediada pela Força Aérea Brasileira, em julho de 2023, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

Fonte: Caiafa Master

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - Zipcode: 01311-911

All rights reserved to ABIMDE2024

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.