Vale do Paraíba: indústria de Defesa gera emprego, renda e desenvolvimento

Fonte: Ministério da Defesa 20/09/2018

Gavião Peixoto e São José dos Campos (SP), 19/08/2018 – Quando um país investe em tecnologia, esse investimento retorna em forma de emprego, renda e avanços nas mais diversas áreas. O setor de Defesa é considerado um dos grandes impulsionadores de tecnologia, e, nesse contexto, se destaca o desenvolvimento levado para a região do Vale do Paraíba, nas proximidades da bacia do rio Paraíba, no interior de São Paulo.

Na região, estão sediadas a Embraer Defesa e várias outras empresas da Base Industrial de Defesa. Ali, é possível compreender como a sinergia entre indústria, tecnologia e pesquisa pode mudar o rumo de uma nação, gerando desenvolvimento e renda.

Em São José dos Campos, está localizado o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que desenvolve diversos projetos, inclusive, com importantes iniciativas voltadas ao espaço, uma das áreas mais relevantes atualmente, tendo em vista que até o sinal de internet nos aparelhos celulares vêm de satélites em órbita. É ali, no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que está sendo feito o projeto VLM-1 (Veículo Lançador de Microssatélites), que visa o desenvolvimento de um foguete destinado ao lançamento de cargas úteis especiais ou microssatélites (até 150 kg) em órbitas equatoriais e polares.

Esta semana, o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Rossato, visitaram indústrias da região. “Aqui, a gente observa a importância da pesquisa realizada em parceria com a indústria, já voltada para uma aplicação. Nós estamos na ponta da linha, temos projetos avançados e que não nos deixa devendo em comparação com nenhum país do mundo. Agora, o que precisamos é de recursos para que projetos de pesquisa tão importantes não sejam descontinuados”, afirmou o ministro da Defesa.

 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança