ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

Shopping Iguatemi traz exposição inédita de dirigíveis

Visitantes poderão conhecer a história, fabricação e utilização desse veículo que vem resgatando sua importância como alternativa de transporte
Por São Carlos Agora . Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 21/03/2017

A Praça de Eventos do Shopping Iguatemi São Carlos recebe, entre os dias 22 e 31 de março, das 12h às 21h, a "Exposição Dirigíveis e tecnologia mais leve que o ar". Promovida pela Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos Especializados Ltda., a mostra terá um modelo de um dos projetos da empresa. A entrada é gratuita.

Uma réplica de dirigível, composta por envelope (balão inflado) e gôndola, ficará suspensa no teto da Praça de Eventos. Adicionalmente, uma estrutura de gôndola em tamanho real, onde ficam os tripulantes, estará disponível para acesso dos visitantes. Segundo a engenheira aeronáutica da Airship do Brasil, Petra Anny Frey, a peça que será levada ao Shopping possui 16 metros de comprimento e é uma reprodução em escala de um projeto maior que se encontra em desenvolvimento pela empresa, o qual possuirá 120 metros e se destinará ao transporte de grandes cargas.

A exposição traz, também, fotografias e informações sobre a história dos dirigíveis, o processo de fabricação e a utilização desse veículo de transporte nos dias de hoje. Profissionais da empresa também ficarão no local para fornecer informações técnicas.

A gerente de Marketing do Shopping Iguatemi São Carlos, Renata Martins, destaca o ineditismo da ação, que projeta ter uma grande participação de público. "A exposição é uma oportunidade para as pessoas sanarem suas dúvidas e curiosidades sobre os dirigíveis, além de ser uma boa opção de lazer para toda a família", afirma.

Primeiro voo

A Airship do Brasil foi fundada em 2005 na cidade de São Carlos. Até 2009, construía apenas modelos não tripuláveis de dirigíveis, utilizadas principalmente para fins publicitários e de monitoramento de segurança. A fabricação do projeto de dirigível de grande porte foi iniciada em 2015. O novo veículo tem previsão de voo para este semestre e será o primeiro dirigível tripulado feito na América Latina.

O veículo pode ser utilizado para várias finalidades, como monitoramento de segurança, controle de fronteiras, inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, voos panorâmicos de lazer e transporte de cargas em regiões de difícil acesso.

Após diminuírem sua presença no cenário aeronáutico mundial a partir da década de 1930, os dirigíveis ressurgiram nos anos 80 como um meio publicitário e, atualmente, voltaram a ocupar espaço no setor de transporte. Com uma tecnologia moderna, esses veículos são uma alternativa mais econômica e menos poluente.

Mais informações sobre a mostra estão disponíveis no site www.iguatemisaocarlos.com.br.

Veja também
ABIMDE aborda pautas da indústria de Defesa com a Embraer Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 21/03/2017
ABIMDE participa da inauguração do Museu Aeroespacial Paulista Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 21/03/2017
ABIMDE acompanha debates do Consesp na Paraíba Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 21/03/2017
Ver mais
Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900

Todos direitos reservados a ABIMDE2026

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.