ABIMDE
O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) promoveu no dia 20 junho, o II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial: Alternativas para o fomento e a coordenação da Indústria Aeroespacial. O evento presencial aconteceu no auditório Lacaz Netto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, mas pode ser acompanhado on-line.
O seminário foi parte das atividades do Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (CIAC), realizado no IFI entre os dias 19 e 23, e teve o objetivo de unir a Força Aérea Brasileira (FAB), as organizações da Indústria Aeroespacial e as instituições acadêmicas na busca por mais alternativas para o fomento industrial.
Na abertura, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, lembrou da importância do trinômio “ensino-pesquisa-indústria” e destacou a relevância da indústria aeroespacial no país. “Aproximadamente 60% das Empresas Estratégicas de Defesa [EED] atuam no setor aeroespacial, sendo que 25% de todas as EEDs são empresas exclusivas do segmento aeroespacial”, disse.
Na sequência, foi realizada a cerimônia de lançamento do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial. O SIFIAer é um sistema de informações gerenciais desenvolvido pelo IFI em que estão cadastradas empresas aeroespaciais e de defesa com suas capacidades tecnológicas e industriais, possibilitando ao Instituto fornecer assessoria para diversas iniciativas de fomento ao setor aeroespacial brasileiro.
Na programação, destaque para a apresentação do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), General Aderico Mattioli, com a palestra “A Importância do Conhecimento das Capacidades e Necessidades Tecnológicas e Industriais da Base Industrial de Defesa”.
O objetivo foi discutir a importância do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer) para o Comando da Aeronáutica, para a Indústria e para a Academia, bem como trazer informações sobre o perfil da base industrial de defesa e suas capacidades.
“A Base Industrial de Defesa tem o papel de indutor da inovação. Os produtos de defesa possuem alto valor agregado, o que contribui com o desenvolvimento da indústria nacional, mas, principalmente, para a garantia da soberania do país”, afirmou o General Mattioli.
Uma das associadas da ABIMDE, a SOL Paragliders, líder mundial na produção de parapentes e equipamentos de voo livre, marcou presença no evento. "Para nós a participação neste seminário foi de grande valia, pois o fortalecimento da base industrial do país é importantíssimo para o setor. A SOL segue investindo fortemente em tecnologia, com uma produção brasileira de excelência'', opinou Patricia de Oliveira Souza.
O seminário foi encerrado com uma sessão de perguntas e respostas com os palestrantes do dia, com mediação do Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, que fez o encerramento do evento.
Com informações do IFI.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900