ABIMDE
(Defensa.com) No dia 11 de maio, o Ministro da Defesa do Brasil, Jaques Wagner fez visita oficial às instalações francesas estaleiro DCNS, em Cherbourg (França), momento em que Wagner pode verificar o nível de envolvimento da empresa francesa no programa de submarino brasileiro PROSUB . O ministro brasileiro estava acompanhado pelo presidente e CEO da DCNS, Hervé Guillou.
Brasil e França assinaram um acordo estratégico em 2009 no sector da construção naval que resultou no compromisso de construir submarinos de propulsão convencional do tipo Scorpene no Brasil com a transferência de tecnologia e assistência da DCNS. Além disso, colaborar na concepção e construção de componentes não-nucleares do primeiro submarino nuclear brasileiro. A DCNS também tem trabalhado na construção de instalações modernas e Base Naval da Marinha do Brasil, em Itaguaí Brasil, onde esses submarinos foram construídos.
O programa de desenvolvimento submarinos Brasil ou PROSUB está avaliado em US$12,5 mil milhões e tem o estaleiro DCNS francês como um parceiro estratégico, e assim mantém as linhas originais do Plano de Equipamento e Articulação da Marinha do Brasil (PEAMB por sua sigla em Português), que determinou que 15 submarinos de propulsão convencional (SSK ou S-BR seria pago por nome Marinha do Brasil) e seis nuclear (SSN ou nome SN-BR na Marinha do Brasil) em parcelas até 2047. (JNG)
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900