ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

NOTA À IMPRENSA

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) se posiciona sobre a retomada do apoio do Banco do Brasil ao setor de defesa no âmbito do Sistema de Crédito Oficial à Exportação.
Por ABIMDE. Atualizado em 27/02/2024 - Publicado em 27/02/2024
Veja também
#SomosABIMDE: Conheça a Akaer Por ABIMDE Atualizado em 27/02/2024 - Publicado em 27/02/2024
Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024 Por ABIMDE Atualizado em 27/02/2024 - Publicado em 27/02/2024
ABIMDE comemora sucesso em sua participação na LAAD Security & Defense Por ABIMDE Atualizado em 27/02/2024 - Publicado em 27/02/2024
#SomosABIMDE: Conheça a SOL Por ABIMDE Atualizado em 27/02/2024 - Publicado em 27/02/2024
Ver mais

A Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE) expressa seu entusiasmo e gratidão pelo recente anúncio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) sobre a retomada e ampliação dos produtos financeiros de exportação destinados à Base Industrial de Defesa e Segurança.

 

Homem de terno e óculos

Descrição gerada automaticamente
Presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo

Este anúncio é o resultado direto de um esforço conjunto e de sensibilização sobre a importância estratégica do setor de defesa, liderado pela ABIMDE em coordenação com o Ministério da Defesa. Através de diálogos construtivos e reuniões estratégicas, incluindo um encontro significativo entre o Presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, e o Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Dr. Geraldo Alckmin, conseguimos destacar a necessidade crítica de apoiar a exportação de produtos de defesa de alto valor agregado.

Dr. Gallo expressou sua satisfação com os desenvolvimentos, afirmando: "Fiquei muito feliz com o telefonema do Vice-Presidente logo após a reunião entre o MDIC, MD e Banco do Brasil. Os produtos financeiros anunciados são pauta da ABIMDE e fundamentais para a exportação de ofertas de valor agregado."

A decisão do Banco do Brasil de continuar apoiando o setor de defesa, atuando nas emissões de garantias interbancárias com lastro nos recursos do Fundo de Garantia às Exportações (FGE), e como agente financeiro exclusivo do governo federal no Programa de Financiamento às Exportações (Proex), é um marco importante. Isso não apenas evitará prejuízos a empresas do setor que corriam risco de perder contratos, mas também contribuirá significativamente para a sustentabilidade e a autonomia da Base Industrial de Defesa.

Reconhecemos que, em um cenário global onde produtos financeiros para Defesa frequentemente sofrem boicotes externos, a responsabilidade de prover esses recursos essenciais recai sobre cada Estado nacional. No Brasil, o Banco do Brasil emerge como um elemento chave nesse processo, assegurando não apenas a viabilidade econômica das empresas, mas também a segurança e a soberania nacional.

A ABIMDE aplaude o compromisso do MDIC e a ação pessoal do Excelentíssimo Vice-Presidente, do Ministério da Defesa, e do Banco do Brasil em fortalecer a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. Continuaremos a trabalhar de perto com todas as partes interessadas para promover o desenvolvimento e a exportação de produtos de defesa inovadores e de alta qualidade, reforçando o papel do Brasil como um líder global no setor.

Sobre a ABIMDE

A Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE) foi fundada com o objetivo de representar e apoiar o desenvolvimento da base industrial de defesa e segurança no Brasil, promovendo a cooperação entre as indústrias, o governo e as forças armadas. A ABIMDE desempenha um papel crucial na articulação de políticas que fortalecem a indústria nacional, contribuindo para a soberania e segurança do país.
 

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - CEP: 01311-911

Todos direitos reservados a ABIMDE2024

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.