ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

MJSP realiza a primeira certificação do mundo de armas eletroeletrônicas de incapacitação

A partir da incapacitação temporária, modelo prevê uso controlado da força para situações de conflito
Por Ministério da Justiça e Segurança Pública. Atualizado em 13/09/2023 - Publicado em 13/09/2023
Veja também
SC ExpoDefense: Setor de Defesa e Segurança Impulsiona Economia Brasileira Por ABIMDE Atualizado em 13/09/2023 - Publicado em 13/09/2023
ABIMDE participa de reunião do Fórum Nacional da Indústria Por ABIMDE Atualizado em 13/09/2023 - Publicado em 13/09/2023
Mobilização Nacional e Militar é tema de plenária da ABIMDE Por ABIMDE Atualizado em 13/09/2023 - Publicado em 13/09/2023
#SomosABIMDE: Conheça a RUD Correntes Industriais Por ABIMDE Atualizado em 13/09/2023 - Publicado em 13/09/2023
Ver mais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) certificou, nesta semana, armas eletroeletrônicas de incapacitação neuromuscular (AINM) com base em Norma Técnica estabelecida pelo Programa Nacional de Normalização e Certificação de Produtos de Segurança Pública - Pró-Segurança, da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dsusp/Senasp) - a primeira do mundo.

A iniciativa foi criada para controlar a qualidade e garantir a segurança de uso e de desempenho de produtos, equipamentos e serviços na área de segurança pública, com o objetivo de reduzir a burocracia nas aquisições e fortalecer a pesquisa e o diagnóstico na área de segurança pública. Estas normas são criadas junto à sociedade civil e creditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), também responsável pela autenticação dos laboratórios onde são feitos os testes dos equipamentos.

No caso das AINM’s, as regras especificam requisitos técnicos mínimos de qualidade para uso seguro de incapacitação através de corrente elétrica, atendendo a padrão internacional para a atividade profissional de segurança pública.

Os modelos aprovados foram Taser 7 e Taser X2, da marca Axon. Os certificados foram emitidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança – ABIMDE, Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro.

Menos letalidade

As AINMs oferecem às forças de segurança possibilidade de uso controlado e não letal para enfrentar situações de conflito e crises. A partir da incapacitação temporária e sem causar danos físicos graves, elas possibilitam a imobilização sem risco de fatalidades durante intervenções policiais.

A partir da certificação dos protótipos, todas as armas eletroeletrônicas de incapacitação neuromuscular adquiridas já chegarão às forças de segurança prontas para uso.

Pró-Segurança

O Pró-Segurança já publicou as NTs referentes a pistolas, coletes de proteção balística, carabina e fuzis, submetralhadoras e de viaturas. Estão em desenvolvimento as de munições de baixa velocidade, equipamento de proteção individual (EPI) de combate à incêndio para bombeiros, granadas de emprego policial, entre outras.

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - CEP: 01311-911

Todos direitos reservados a ABIMDE2024

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.