ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

Ministro da Defesa do Timor-Leste fortalece cooperação com o Brasil

Por Ministério da Defesa. Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 29/10/2015

Brasília, 28/10/2015 – Fortalecer a cooperação na área de Defesa entre o Brasil e o Timor-Leste. Este foi o objetivo da reunião entre os ministros da Defesa do Brasil, Aldo Rebelo, e do Timor-Leste, Cirilo Cristovão, realizada nesta quarta-feira (28), em Brasília (DF).

O ministro timorense foi recebido na sede do Ministério da Defesa com honras militares e passou a tropa em revista. Cirilo ressaltou a intenção de incrementar as atividades de cooperação bilateral entre as Forças Armadas dos países sob o Acordo na área de Defesa assinado em 2010, de contar com o apoio da Escola Superior de Guerra (ESG) para o quadro docente e para a elaboração de currículos de cursos do Instituto de Defesa Nacional (IDN), e, sobretudo, de obter a cooperação específica para a implementação de programa de ensino da língua portuguesa.

“É uma grande honra poder receber no Brasil o ministro da Defesa do Timor-Leste, com quem já temos uma grande cooperação em várias áreas, e aprofundar a cooperação nos domínios e nos assuntos de defesa. Nós vamos atuar no assessoramento de alto nível, na formação de recursos humanos na área de defesa, na cooperação entre o Instituto de Defesa Nacional do Timor-Leste e a nossa Escola Superior de Guerra, na melhoria do ensino da língua portuguesa, e onde mais for necessário a nossa cooperação será intensificada e ampliada”, destacou o ministro brasileiro Aldo Rebelo.

O ministro do Timor-Leste disse que o encontro com o ministro Aldo foi muito positivo e que a visita também serviu para fortalecer os laços de amizade entre dois países irmãos, que estão na Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).

“Essa visita é muito importante em termos bilaterais. O governo do Brasil e o povo brasileiro estão sempre nos apoiando, em tempos difíceis, durante a nossa luta pela independência e até agora, e também em termos de cooperação técnico-militar, o Brasil está sempre nos apoiando”, declarou Cirilo.

Foto: Tereza Sobreira / MD
Ministro Aldo Rebelo recebo o ministro da Defesa do Timor-Leste, Cirilo Cristovão
Ministro Aldo Rebelo recebo o ministro da Defesa do Timor-Leste, Cirilo Cristovão
Brasil e Timor-Leste integram a CPLP, que conta com mais sete integrantes: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.

“Já temos muitos acordos com o Brasil em termos de cooperação militar e agora vamos fortalecer nas áreas de formação da polícia militar e também nas áreas do ensino do Instituto de Defesa Nacional e da Escola Superior de Guerra, e também a possibilidade de assessoria do Ministério da Defesa”, lembrou o ministro Cirilo.

Também participaram da reunião, o comandante da Força Área Brasileira, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi; o chefe do Estado Maior da Armada, almirante Wilson Barbosa Guerra; o secretário-geral do Ministério da Defesa (MD), general Joaquim Silva e Luna; e o chefe de Assuntos Internacionais do MD, general Décio Luís Schons.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Veja também
ABIMDE destaca atuação brasileira ao completar agenda na EDEX 2025 Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 29/10/2015
ABIMDE encerra Expodefensa 2025 com novas conexões institucionais Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 29/10/2015
ABIMDE participa da solenidade pelos 72 anos do DCTA em São José dos Campos Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 29/10/2015
ABIMDE inaugura o Espaço Brasil na Expodefensa 2025 Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 29/10/2015
Ver mais
Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900

Todos direitos reservados a ABIMDE2025

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.