ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

Mensagem do Ministro da Defesa alusiva ao aniversário de 23 anos da instituição

Ministro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira destaca instituição central na formulação de políticas e de estratégias e na gestão setorial da defesa do Brasil
Por Ministerio da Defesa. Atualizado em 10/06/2022 - Publicado em 10/06/2022
Veja também
COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas Por ABIMDE Atualizado em 10/06/2022 - Publicado em 10/06/2022
ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária Por ABIMDE Atualizado em 10/06/2022 - Publicado em 10/06/2022
FIDAE 2024: Colaboração e Oportunidades em Destaque na Indústria Aeroespacial e de Defesa Por ABIMDE Atualizado em 10/06/2022 - Publicado em 10/06/2022
Congresso Nacional de ESG Por Congresso ESG Atualizado em 10/06/2022 - Publicado em 10/06/2022
Ver mais

Brasília (DF), 10/06/2022

Ao celebrar mais um aniversário, o Ministério da Defesa orgulha-se de ter se consolidado como uma instituição central na formulação de políticas e de estratégias e na gestão setorial da defesa do Brasil. Portanto, há muito o que comemorar nesta data.

Conscientes das riquezas de nosso País, os brasileiros percebem que é fundamental assegurar a soberania e defender o seu vasto patrimônio, para que as gerações do presente e do futuro possam, com responsabilidade e de forma sustentável, usufruir do que a natureza nos concedeu. Assim, a defesa nacional ganha relevância cada vez maior.

Promover e coordenar ações para o Brasil dispor de Forças Armadas permanentemente capacitadas, equipadas, prontas e motivadas é a atividade primordial, mas não única, da Defesa. Prosseguimos no desafio de agregar à defesa do País novas capacidades, especialmente as advindas dos demais campos do poder nacional.

O Ministério da Defesa empenha-se, também, na conscientização coletiva para desenvolver na sociedade a mentalidade de defesa. Estimulamos, assim, nos meios acadêmico, empresarial e político, o estudo e a compreensão das questões de defesa, a qual se constitui em um dever de todos os brasileiros.

O Brasil tem o compromisso perene com a paz internacional e o nosso Povo é de índole pacífica. Todavia, ratificamos a necessidade da manutenção da capacidade de defesa em nível compatível com a estatura social, política e econômica de nosso País, pois, nas palavras do insigne chanceler brasileiro, o Barão do Rio Branco, “nenhum Estado pode ser pacífico sem ser forte”.

Em pouco mais de duas décadas, um dos mais significativos resultados da Pasta tem sido o incremento da integração entre as Forças Armadas, bem como o fortalecimento do relacionamento da Defesa com as demais instituições nacionais e com a sociedade.

Entre as realizações do Ministério, hoje, o Brasil dispõe de uma Política e de uma Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa Nacional.

Na área finalística da Pasta, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas trouxe importantes avanços na área da doutrina militar conjunta, operações internacionais, operações humanitárias, assuntos estratégicos, logística e mobilização, serviço militar e educação e cultura do setor estratégico de defesa.

Da mesma forma, o Ministério, por intermédio da Secretaria-Geral, cumpre diversificadas atribuições, concorrendo para o desenvolvimento do Brasil e para o bem-estar dos brasileiros. Comprovam essa assertiva ações como o monitoramento do meio ambiente na Amazônia; o Programa Calha Norte; o suporte à base industrial de defesa; os programas sociais; as diretrizes setoriais de pessoal, saúde e assistência social; entre outras.

Constatando a dimensão do que vem sendo realizado em pouco mais de duas décadas, cabe agradecer à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro e à Força Aérea Brasileira pelo esforço conjunto que fazem com o Ministério da Defesa nesse mister, tendo na união dessas instituições a força da defesa nacional.

Cumprimento, também, os colaboradores desta Pasta, militares e servidores civis, cuja abnegada dedicação e destacada competência conhecemos muito bem.

Neste ano em que comemoramos o 23º aniversário do Ministério da Defesa, o Brasil celebra, também, o bicentenário da sua independência política, renovando a certeza de que o País sempre terá a Defesa como esteio garantidor da soberania, da paz e da liberdade dos brasileiros.

Aos agraciados com a Ordem do Mérito da Defesa, afirmo que esta distinção representa a gratidão e o reconhecimento pela relevante colaboração com a temática de defesa, com o Ministério e com as Forças Armadas.

Por fim, parabenizo o Ministério da Defesa e todos que no passado dedicaram e que hoje dedicam o melhor de seus esforços para a defesa da Pátria. Que o bom Deus continue a nos abençoar na missão de defender o nosso País e a gente brasileira!

 

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Ministro de Estado da Defesa

Fonte: Ministério da Defesa

 

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Paulista, Nº 575 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1208 - Bela Vista - CEP: 01311-911

Todos direitos reservados a ABIMDE2024

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.