ABIMDE
Peças de pesquisa feitas pelo DCTA e o ITA são preservadas. Veículo lançador de satélite e primeiro avião feito em série são atrações.
As principais peças de pesquisas desenvolvidas ao longo de 60 anos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) estão abrigadas em um memorial em São José dos Campos.
Construído em 2004, o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) expõe motores, maquetes, foguetes e ainda diversos protótipos e aeronaves.
O ambiente Aeronáutico expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento. O destaque fica para o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite).
Os visitantes poderão conhecer ainda diversas aeronaves, entre elas o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado em série no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira.
Já o ambiente Ensino traz algumas curiosidades com destaque o primeiro aparelho de fax utilizado pelo ITA e o protótipo da primeira urna eletrônica.
A parte externa é uma atração a parte. O memorial fica no campus do CTA, na Brigadeiro Faria Lima, Jardim Santa Herminia, em uma área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes.
As visitas durante a semana devem ser agendadas e podem ser realizadas de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; as sextas-feiras das 8h às 12h. Aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa), o Memorial é aberto ao público das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. Outras informações no site do MAB.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900