ABIMDE
Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, sediou a 15ª edição do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública, que se integrou pela primeira vez à 8ª Mostra BID Brasil. Essa parceria proporcionou um ambiente ideal para o intercâmbio de ideias entre autoridades de segurança pública, especialistas e a indústria nacional de defesa.
O evento marcou a abertura da 92ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), presidida pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, que destacou a importância do encontro para a valorização das políticas públicas no setor
“Esse momento é muito especial, porque, com a atuação de todos nós, secretários de Segurança Pública, conseguimos elevar o Consesp a um patamar em que realmente pode ajudar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ajudar o Brasil a construir políticas de segurança pública que sejam duradouras, permanentes, efetivas, e não somente paliativas.”
Ainda na solenidade inaugural do Fórum, o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Dr. Roberto Gallo, foi uma das autoridades a discursar.
Ele trouxe números expressivos sobre a contribuição do setor de defesa e segurança para o país. “A defesa e a segurança, em conjunto, movimentam 3,8% do PIB nacional e empregam, direta e indiretamente, 2,6 milhões de pessoas. É um setor que emprega mais que a cadeia do trigo,” destacou.
O Dr. Gallo também apresentou três soluções tecnológicas nacionais, adotadas em diferentes estados brasileiros. O primeiro foi o Spray incapacitante, tecnologia adotada em Pernambuco, que se diferencia por não contaminar o ambiente. Isso permite que o local de operação, externo ou em presídios, seja utilizado sem o risco de atingir pessoas inocentes.
Outro exemplo foi o Kit rápido de inteligência. Utilizado no estado de Alagoas, é uma solução que pode ser montada em qualquer viatura, civil ou camuflada, e que entra em operação em 10 minutos. O kit transmite imagens em tempo real, apoiando operações estratégicas.
Por fim, foi citada a Tecnologia para preservação de evidências digitais. Implementada no estado de São Paulo sob a liderança do Secretário Guilherme Derrite, essa solução evita que provas digitais, como imagens de câmeras, registros de body cams ou extrações de celulares, sejam invalidadas em processos, reduzindo a perda de investigações importantes.
Além das discussões sobre estratégias de combate à criminalidade e a padronização de indicadores de crimes violentos entre as unidades da Federação, o fórum também contou com a entrega da Medalha Mérito Integração Segurança Pública, promovida pelo Consesp, em reconhecimento a personalidades civis e militares que se destacaram no setor.
Ao longo dos dois dias de evento, autoridades de segurança pública de todo o Brasil trocaram experiências e debateram o futuro do setor, reforçando a necessidade de integração entre as esferas de governo e a indústria nacional para a construção de políticas mais eficazes.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900